Resumo de notícias do dia – nacionais/ internacionais (24 de fevereiro)

Resumo de NOTÍCIAS  DO DIA selecionadas pela Cultural FM – Torres/ Brasil Progressista TV

Imagem: Pixabay
24 de fevereiro de 2025

.

www.culturalfm875.com

 

 

INTERNACIONAIS

– Avança o processo de paz na Ucrânia no entendimento direto entre Trump e Putin, à revelia de líderes europeus e Zelenski, que já admite renúncia.

– Rússia lança maior ofensiva de drones contra Ucrânia em quase três anos de guerra. 267 drones russos foram lançados em um único ataque coordenado, informou Yuriy Ignat, porta-voz do Comando da Força Aérea da Ucrânia.

– Terceiro voo com imigrantes deportados dos Estados Unidos chegou ao Brasil.

– O Hamas entregou mais um corpo a Israel. Hamas entrega o corpo da mãe  sequestrada com os dois filhos pequenos mas denuncia quebra do Acordo à não libertação de prisioneiros palestinos presos em Israel.

– Os médicos do Papa convocaram uma entrevista. Eles declararam que Francisco não está fora de perigo, mas não corre risco imediato de morrer.

– Conservadores de Angela Merkel vencem na Alemanha mas coalização ainda é incerta devida ao inédito crescimento da extrema direita.

– Tensão na área de Defesa e Segurança nos Estados Unidos. Demitido general chefe do Pentágono

–  Pentágono, FBI e outras agências dos EUA pedem que seus funcionários não respondam a pedido de Musk. Funcionários federais receberam um e-mail de Musk solicitando que prestassem contas sobre o que fizeram na última semana sob pena de demissão. Neste domingo, o Departamento de Defesa publicou uma nota pedindo ao seu pessoal para “pausar qualquer resposta”

– Rumble e Trump Media entram com nova ação na Justiça dos EUA contra Alexandre de Moraes

– Empresas questionam decisão de Moraes que mandou bloquear o Rumble no Brasil, impôs multa diária de R$ 50 mil e determinou a indicação de um representante da plataforma no país.

 

NACIONAIS

– Doze estudantes morreram no acidente entre um caminhão e um ônibus em São Paulo.

– O Supremo Tribunal Federal deu poder de polícia a guardas municipais de todo o país.

– A delação de Mauro Cid, em áudio e vídeo: o ex-ajudante de ordens contou que repassou a Jair Bolsonaro US$ 86 mil da venda de joias.

– Celulares do golpe: Fantástico mostra áudios inéditos de militares e civis que planejavam derrubar o governo

– Terceiro voo com imigrantes deportados dos Estados Unidos chegou ao Brasil.

– Marcelo Rubens Paiva lamenta agressão em bloco de SP antes de ser homenageado: ‘Não entendi esse grau de violência’- Autor do livro ‘Ainda Estou Aqui’ carregou o estandarte do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta neste domingo (23). Momentos antes da homenagem, uma pessoa chegou a jogar uma mochila no rosto de Marcelo, que lamentou o episódio.

– Mudança ministerial – Cai Nísia, da Saúde , entra Padilha; Centrão ganha peso e lugar no núcleo central de Governo.

 

CAPAS DOS JORNAIS DO CENTRO DO PAÍS E POA

O GLOBO- anuncio comercial

O ESP- Conservadores vencem na Alemanhã; ultradireita dobra base eleitoral. Friederich Mertz será o chanceler mas perfil da coalização é incerto após avanço inédito da extrema direita

FSP – Convênio de Itaipu tem mais bola do que criança em projeto social, financiado na conta de luz

ZH – Construção de 4 navios reativa esperança de retomada de polo naval. Projeto anima prefeitura, trabalhadores e economia local (R.Grande). Lula presente hoje

 

O Assunto g1 dia 24/02 – Axé, 40 anos – por Luiz Caldas e Ivete Sangalo

Era fevereiro de 1985 quando Luiz Caldas lançou a música Fricote, na Bahia. Nascia ali o movimento musical que mistura ritmos e influências e “reformulou o Carnaval”, como define o próprio Luiz Caldas. Considerada uma das maiores intérpretes do ritmo, Ivete Sangalo fala sobre o poder do Axé no trio elétrico e no Carnaval.

Quatro décadas após o nascimento do Axé, o cantor e compositor Luiz Caldas avalia que “o Axé está super saudável e com muito espaço para nascer gente boa”. Como exemplo, ele cita bandas como BaianaSystem e Àttooxxá. Luiz Caldas explica o que faz do ritmo uma mistura de vários outros e relembra o nascimento e a explosão do Axé, que em seu início era tratado com desdém.

Ivete relembra seus primeiros contatos com a música de Luiz Caldas até o momento em que ela própria virou uma voz onipresente do ritmo. A cantora relata o que sentiu a primeira vez em que subiu no trio elétrico, “uma sensação inebriante”, diz. Ivete fala ainda de suas influências musicais, e do estouro no Carnaval. Ao comentar o título de “rainha” do Axé, Ivete se diz “muito mais súdita” do gênero.

 

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados