Resumo de notícias do dia – nacional/ internacional (12 de junho)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM, dia 12 de maio  

Imagem: Pixabay
12 de junho de 2024

.

www.culturalfm.online

 

 

INTERNACIONAIS

– Três fases, fim dos combates e libertação de todos os reféns: O Hamas disse estar pronto para negociar o plano de paz americano para o fim dos combates em Gaza. Uma autoridade de Israel acusou o grupo terrorista de ter alterado os principais termos do acordo.

– A justiça americana condenou o filho do presidente Joe Biden por mentir para comprar uma arma.

– O que pode mudar na relação da União Europeia com o Brasil após as eleições para o Parlamento Europeu

– Às vésperas da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do encontro da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o chefe da delegação empresarial brasileira no encontro abriu uma crise dentro da delegação brasileira.

– O empresário Gedeão Silveira Pereira, vice-presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e que representa as organizações patronais, disse que não existia trabalho escravo no Rio Grande do Sul, provocou o governo no que se refere ao arroz e atacou o Bolsa Família por supostamente ampliar a “falta de mão de obra” no país.

 

NACIONAIS

– Suspeitas de irregularidades levaram o governo a anular o leilão de arroz importado. E provocaram a queda do secretário de política agrícola.

– A tragédia no Rio Grande do Sul já impacta o índice de inflação oficial.

– Brasil será 1º país no mundo a ter ‘modo ladrão’ em celulares Android; Recurso estará disponível para alguns usuários já a partir de julho. Antes do lançamento, as lideranças do Google vieram ao país para entender como agem as ‘gangues da bicicleta’, que arrancam o smartphone de pedestres em grandes cidades.

– Cidade de SP registra 105 casos de coqueluche em 2024 e prefeitura emite alerta aos serviços de saúde da capital. Doença infecciosa e de transmissão respiratória ocorre principalmente em crianças e bebês menores de um ano de idade. Especialistas apontam que crescimento ocorre por conta da queda vacinal e reforçam importância da imunização.

– O Congresso devolveu para o Palácio do Planalto parte da medida provisória que aumentaria o pagamento de impostos por empresas.

– Pacheco decide devolver ao governo trecho da medida provisória que altera regras do PIS/ Cofins. Presidente do Senado alegou que a medida não preenche requisito de urgência e não atende a obrigatoriedade de prazo para instituir nova regra tributária.

– Ascensão da extrema direita na Europa reforça necessidade de frente ampla no Brasil e pontes com o Centrão, dizem assessores. Planalto está preocupado com o uso político dos resultados no velho continente.

– IPCA: preços sobem 0,46% em maio, com alta forte dos alimentos e já sentindo efeitos das chuvas no RS.  Batata foi o sub item que mais pesou na inflação. Impactos das chuvas no sul ainda devem ser sentidos nos próximos meses. O índice de preços já acumula alta de 2,27% no ano e de 3,93% em 12 meses.

 

RIO GRANDE DO SUL – POA

– Aeroporto Salgado Filho reabre terminal de cargas em Porto Alegre

– Com previsão de chuva, plano de contingência será lançado nesta quinta-feira

– Lojistas da Rodoviária da Capital ainda não possuem perspectiva de reabertura

 

TORRES E REGIÃO (AFOLHATORRES.COM.BR)

– Está aberta a venda de ingressos para a tradicional festa do Pescador de Arroio do Sal 2024. A 22ª Festa do Pescador de Arroio do Sal promete ser ainda mais especial em 2024

– “Junho Violeta” em Torres promove conscientização sobre violência contra o idoso., O dia 15 de junho sinaliza o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Tem o objetivo

– Abertura do Municipal de Futebol de Torres 2024 é confirmada para 23 de junho.

 

Capas dos grandes jornais do centro do país e POA

 

*O Estado de SP- Em revés para Haddad, Pacheco rejeita medida que alterava PIS/Cofins. Senador atende setor produtivo

*Folha de SP – Congresso recusa restrição a PIS em derrota a Haddas- Decisão tem aplauso de Lula, afirma Jaques Wagner, não haver plano b

*ZH-  Governo cancela compra de arroz após indícios de irregularidades

*Jornal do Comércio POA – Inflação em Porto Alegre chega a 0,87% em maio, a maior do Brasil

*AGÊNCIA BRASIL – Inflação oficial fica em 0,12% em julho, diz IBGE. Alta foi puxada pelo setor de transportes

 

O Assunto g1, dia 12 junho – A ofensiva da Câmara contra a delação premiada

 

Um mecanismo jurídico criado em 2013 no escopo da Lei de Combate às Organizações Criminosas causaria um terremoto político anos depois. Durante o auge da Operação Lava-Jato, atores muito importantes do centro do poder em Brasília foram presos e assinaram acordos de delação premiada para obter benefícios, como redução de pena e saída da prisão – em troca, informações sobre supostos coautores de crimes. Em 2016, uma proposta para frear as delações foi apresentada – e engavetada. Agora, quase uma década depois, a ideia voltou à ordem do dia no Congresso e ganhou aliados muito poderosos: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os líderes dos principais partidos do Centrão e até os mais vocais deputados bolsonaristas – que têm a esperança de anular as delações que comprometem o ex-presidente na Justiça.


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados