Resumão das Notícias do dia
– O ministro da Saúde do Hamas afirmou que um ataque aéreo israelense a Gaza matou centenas de pessoas num hospital. Israel declarou que hospitais não são alvos militares e acusa os terroristas da Jihad Islâmica. Só que o ataque não foi de Israel, provado depois.
– Atacar hospitais é crime de guerra, segundo direito humanitário internacional; entenda. Nesta terça-feira (17), um bombardeio a um hospital em Gaza deixou cerca de 500 mortos, segundo o Ministério da Saúde da Palestina.
– Israel promete ajuda humanitária para civis no sul da Faixa de Gaza. Forças israelenses dizem que ajuda internacional será fornecida na região de Al-Mawasi, a 10 km da fronteira com o Egito
– Biden já está em Israel com dois objetivos: apoiar incondicionalmente o país reservando-lhe o direito de resposta aos ataques do Hamas e tentar impedir a ocupação terrestre da Faixa de Gaza. Líderes dos países árabes com quem ele se encontraria cancelaram a reunião em protesto ao bombardeio ao Hospital, atribuindo responsabilidade a Israel. Líderes da União Europeia discutem a ameaça de terrorismo no continente.
– Uma jovem de 18 anos, filha de brasileiros, foi mais uma vítima do Hamas. Esta organização comunica que 25 reféns foram mortos em bombardeios em seus esconderijos.
– A CPI dos Atos Golpistas pediu o indiciamento de Jair Bolsonaro e outras 60 pessoas, inclusive alguns generais.
– 480 militares estão há uma semana impedidos de deixar quartel após furto de 21 metralhadoras de guerra do Exército em Barueri. Corporação alega que está ouvindo toda a tropa para tentar descobrir onde armas desparecidas na última terça foram parar. Exército apura se há algum militar envolvido no crime.
– Comandante do Exército, Gen. Paiva, diz que roubo das metralhadoras em São Paulo é inaceitável e missão não acabará enquanto estas armas não forem recuperadas
– Veja as profissões com os piores salários no Brasil; professor de pré-escola lidera a lista. Levantamento da FGV analisou informações de pessoas que trabalham em empresas privadas, em ocupações que exigem ensino superior.
– Deputado Da Cunha é acusado de espancar a companheira até ela desmaiar no litoral de SP. Nutricionista Betina Grusiecki registrou boletim de ocorrência contra o companheiro por lesão corporal, ameaça, injúria e violência doméstica. Ele nega as acusações.
Capas dos grandes jornais do centro/sul do país.
*O GLOBO- Ataque a Hospital mata centenas e abre guerra de versões por autoria. Mais grave bombardeio de Gaza desde o início do confronto eleva pressão global contra crimes humanitários e gera troca de acusações entre Israel e palestinos
*O Estado de SP – Explosão em Hospital mata centenas em Gaza; árabes cancelam reunião com Biden.Acusado pelo Hamas de atacar doentes, Israel atribui massacre a míssil de outro grupo radical islâmico; americano chega hoje à região. –
*Folha de SP – Homenagem do DIA DOS MÉDICOS
* ZH- Explosão em Hospital de Gaza mata centenas e gera guerra de narrativas
O Assunto g1 – O misterioso sumiço de armas do Exército
Na última terça-feira (10), o quartel do Exército em Barueri, cidade da região metropolitana de São Paulo, confirmou o desaparecimento de um verdadeiro arsenal de guerra que estava sob seu domínio. Sumiram nada menos que 8 metralhadoras de calibre 7,62 e 13 metralhadoras de calibre .50 – são fuzis capazes de efetuar mais de 500 disparos por minuto e até derrubar aeronaves. Até agora, não há suspeitos, mas 480 militares seguem aquartelados, sob investigação do Exército.