.
INTERNACIONAIS
– Israel avança sobre Gaza mas autorizou a entrada de ajuda humanitária depois de 11 semanas.
– O Reino Unido se reaproximou da União Europeia, cinco anos depois do início do Brexit.
– O festival The Town anunciou novas atrações e o Festival de Cannes homenageou o cinema brasileiro.
– As cinco cidades mais felizes do mundo em 2025 – Copenhague, Antuérpia, Zalzburg, Aarthus e Cingapura – O índice, com 82 indicadores, avaliou as políticas que contribuem para a qualidade de vida, bem como suas implementações e o impacto na população, e concluiu que nenhuma cidade deve ser considerada “a mais feliz”. Em vez disso, 31 cidades — que obtiveram pontuações altas em todas as métricas — foram selecionadas para compor a lista das “Cidades de Ouro”.
– França planeja prisão de segurança máxima na Amazônia para traficantes e radicais islâmicos
– A extrema direita abala a vitória da centro-direita em Portugal; Avanço do partido Chega, que empata com socialistas, rompe o ciclo bipartidário que vigora no país há meio século e mantém premiê Luís Montenegro refém de opositores para governar (Blog da Sandra Cohen g1)
NACIONAIS
– O Supremo Tribunal Federal começou a ouvir testemunhas no julgamento da tentativa de golpe de Estado. Moraes repreende advogado em julgamento do golpe: ‘Não vou permitir circo no meu tribunal’. Em depoimento ao STF, servidor diz que PRF determinou abordagens nas eleições: ‘Está na hora de tomar um lado’.
– Julgamento do golpe: quem são as testemunhas de acusação que o STF vai ouvir nesta segunda; Ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica estão entre os nomes que prestam depoimento nesta segunda-feira (19). No dia 22 de maio, começam os depoimentos das testemunhas listadas pela defesa.
– INSS vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir desta sexta – Medida começa a valer a partir de 23 de maio. Segundo presidente do órgão, decisão foi tomada para mapear ‘vulnerabilidade e implementar medidas corretivas e aprimoramento’.
– O Ministério da Fazenda aumentou a estimativa de crescimento da economia e manteve a previsão de inflação acima da meta.
– O presidente do Banco Central disse que os juros permanecerão altos por mais tempo, e o Ibovespa fechou em novo nível recorde.
– Autoridades sanitárias investigam mais dois casos suspeitos de gripe aviária em granjas comerciais.
– O governo proibiu aulas à distância em cinco cursos superiores e nenhum deles pode ser 100% online.
– Janja reconhece quebra de protocolo em jantar com Xi Jinping, mas diz que ‘não vai se calar’
CAPAS DE JORNAIS DO CENTRO DO PAÍS E POA
*O GLOBO- Ao STF, o ex Ministro do Exército confirma minuta golpista. Freire Gomes tenta abrandar teor de reunião com Bolsonaro e posição do Comandante da Marinha. Moraes cobra coerência
*O Estado de SP- MEC veta ensino à distância em cinco carreiras, e cria semipresencial- Medicina, Direito, Enfermagem, Psicologia e Enfermagem , só presencial
* Folha de SP – Publicidade evento FEBRABAN
*ZERO HORA – Sob cobranças de municípios , Piratini finaliza ajustes em plano para leilão de estradas. Região Norte e Vale do Taquari.
O Assunto g1 – Gripe aviária: os riscos e o embargo ao frango
Nesta segunda-feira (19), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o país precisa de 28 dias para ser considerado livre do vírus H5N1 de novo. Até a noite da segunda-feira, outros quatro casos eram investigados. Em conversa com Natuza Nery neste episódio, o economista José Roberto Mendonça de Barros diz que a expectativa é que os casos sejam isolados e não causem grandes turbulências na economia brasileira.
Fundador e sócio da MB Associados, o economista explica como a carne de frango e o sistema de vigilância brasileiro são bem-vistos mundo afora. Ele diz que a situação brasileira é bem diferente do que acontece nos EUA, onde mais de 150 milhões de aves foram sacrificadas. E explica como a queda nas exportações pode deixar o frango mais barato no mercado nacional.
Participa também do episódio Paula Salati, repórter de Agro do g1. Paula relembra como o vírus já circulava em aves silvestres há dois anos e conta as medidas tomadas por produtores e pelo governo para conter o vírus H5N1.
O que você precisa saber:
- CASO EM GRANJA COMERCIAL: Como o Brasil busca evitar novos casos?
- GRIPE AVIÁRIA: Entenda o risco de transmissão em humanos?
- MINISTRO: Brasil ficará livre da gripe aviária se não tiver novos casos em 28 dias, diz Fávaro
- EMBARGO: Veja a lista de países que suspenderam a compra de frango do Brasil
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan. Apresentação: Natuza Nery.