Resumo de notícias do dia – nacional/ internacional (24 de maio)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM - dia 24 de maio

Imagem: Pixabay
24 de maio de 2024

 

 

www.culturalfm.online

 

 

 

INTERNACIONAIS

– A China fez exercícios militares em torno de Taiwan em resposta a eleição do novo presidente da ilha.

– O cão que foi banido do Reino Unido após uma série de ataques fatais; O governo do Reino Unido publicou algumas orientações para ajudar a identificar o Bully XL, que não é reconhecido como uma raça específica.

– AFRICA – Segundo o historiador senegalês Dr. Cheikh Anta Diop, o antigo nome da África era Alkebulan, que significa “mãe da humanidade” ou “jardim do Éden”. O nome foi usado pelos mouros, núbios, etíopes e outros povos Nativos do Continente. O nome África foi dado ao continente pelos antigos romanos e gregos. Alguns especialistas acreditam que o nome África vem de duas palavras fenícias, “friqi” e “pharika”, que se traduzem como “milho” e “fruta”.

– A palavra “África” surgiu no final do século XVII. Inicialmente, referia-se apenas à parte norte do continente. Por volta dessa altura, o continente tinha sido colonizado e os europeus governavam o seu povo como escravos. Eles influenciaram a mudança de identidade de Alkebulan para o nome atualS

 

NACIONAIS

– A pedido da Petrobras, o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica decidiu, nesta quarta (22), suspender a entrega de cinco refinarias à privatização.

– Quinta-feira, 23 de maio. Chuva forte, bueiros jorrando água, e alguns bairros de Porto Alegre voltaram a sofrer com alagamentos. Em Canoas, Região Metropolitana, moradores que ainda estavam em casa resolveram procurar abrigo na casa de parentes e amigos e os bairros ficaram parecendo uma cidade deserta.

– A chuva destrói passarelas improvisadas no Vale do Taquari. Ainda não há previsão para o exército reconstruir as passadeiras – muitos moradores de Arroio do Meio não vão conseguir voltar para casa.

– Engenheiros afirmaram que Porto Alegre não fez a manutenção adequada do sistema de proteção contra inundações. A prefeitura disse que o problema se arrasta ao longo de muitas gestões e as águas do Guaíba chegaram à Lagoa dos Patos.

– A Receita Federal dá prioridade a gaúchos na restituição do Imposto de Renda. O STF proibiu acusados de violência contra a mulher de tentar desqualificar a vítima;

– Passarelas flutuantes montadas pelo Exército são levadas pela correnteza no RS

– Após um mês de onda de calor, Brasil deve ter chuva e frio nos próximos dias; queda nas máximas pode ser de até 15 graus

– Abrantes, ex-Raimundos, diz que ele e mulher sofreram abusos de igreja. Cantor negou qualquer relação com a igreja Bola de Neve de Balneário Camboriú. ‘Nosso casamento ficou abalado e sobrevivemos’, disse em vídeo no Instagram.

 

TORRES E REGIÃO (AFOLHATORRES.COM.BR)

– Municipalidade de Torres divulgou balanço local sobre situação dos desabrigados das enchentes no RS

A campanha de ajuda humanitária aos desabrigados atingidos pelas chuvas e enchentes no Estado, tem como prioridade, até esta quinta-feira (23) a arrecadação de alimentos. Em Torres, o Centro de Apoio da Campanha Doação Solidária, localizado no Ginásio do Torrense (Rua Ildo Kuwer Feltes)

 

– Por que temos um ‘barco pirata’ atracado no Rio Mampituba?  Chama a atenção de quem passa pela orla do Rio Mampituba o ‘Fantástico’, nome da escuna que tem o estilo de um ‘barco pirata’ (foto). O jornal A FOLHA foi investigar o porquê da embarcação estar atracada por aqui

 

 

Capas dos grandes jornais do centro do país e POA

*O GLOBO –  Com rede de esgoto entupida , chuva reinunda Porto Alegre. Capital volta a ter bairros submersos

*O Estado de SP – Planos de Saúde fazem rescisão unilateral e queixas sobem a 31%.Judiciário e Defesa do Consumidor acompanham o caso

*Folha de SP –  Começa hoje o maior Festival Gastronômico do mundo

*ZH- Uma capital em colapso (pelas águas)

*Jornal do Comércio POA – Instituições e entidades serão ouvidas na adequação do sistema contra cheias de Porto Alegre

*AGÊNCIA BRASIL – Hoje é Dia: Dia do Café, dos ciganos e Dia da África.

 

O Assunto g1 dia 24 maio –  Haddad na trincheira política

Em audiência acalorada na Câmara, o ministro da Fazenda respondeu deputados para muito além da pauta econômica. A discussão envolveu questões como música, livros, cultura, vacinação, negacionismo e terraplanismo. O embate enérgico de Haddad se dá em um momento em que o ministro enfrenta desafios e disputas dentro do próprio governo. Para entender os motivos que levaram Haddad a confrontar deputados da oposição e quais os desafios dele à frente da Fazenda neste segundo ano de governo Lula, Natuza Nery conversa com o jornalista Thomas Traumann. Colunista da revista Veja e do Poder 360, Thomas analisa a relação “freudiana” entre Haddad e o presidente Lula, e explica o atual momento do ministro dentro do governo.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados