…
INTERNACIONAIS
– Em Papua-Nova Guiné, autoridades estimaram em duas mil as mortes em deslizamentos de terra.
– O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu diz que o ataque em Rafah com 45 mortos foi um erro trágico. E líderes mundiais pressionam pelo fim da ofensiva militar na região.
– Rede japonesa mostra imagem que diz ser de satélite norte-coreano explodindo no ar
NACIONAIS
– O Brasil mais conectado ao Rio Grande do Sul. Começa a operação de voos comerciais na base da FAB em Canoas. E Porto Alegre abriu o terceiro corredor de ligação com as outras cidades.
– No Vale do Taquari, a dificuldade persiste. No sul do estado, moradores de uma ilha estão isolados desde o início do mês.
– Os danos na indústria gaúcha afetam a cadeia de produção de outros estados. E doenças dos animais resgatados oferecem riscos de contágio também para humanos.
– O Brasil começa a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil.
– GREVE nas Universidades, Institutos e Colégios Federais completa 40 dias e Governo marca nova reunião para discutir pauta reivindicatória dos Sindicatos da categoria, no momento em que acaba o prazo dado para avaliação da proposta governamental.
– Moradores de áreas submersas em POA, como o Humaitá, começam a se manifestar exigindo soluções mais rápidas dos governos.
– FIESP divulga relatoria evidenciando que 47 mil indústrias estão afetadas no perímetro alagado de POA Metropolitano, com prejuízos para mais de 800 mil trabalhadores.
– Ronnie Lessa diz que matou Marielle por promessa de chefiar nova milícia no Rio; Caso Marielle: após bilhete com súplica de Rivaldo, Moraes manda que a PF ouça o delegado. Irmãos Brazão monitoraram outros políticos do PSOL além de Marielle, diz Lessa
– Recém-nascida é atingida por bala perdida dentro de hospital quatro horas após nascer: ‘Bala estava ao lado da cabeça dela’, diz pai
RIO GRANDE DO SUL – POA
– Prejuízo em áreas agrícolas alagadas chega a R$ 3 bilhões, diz Farsul
– Alckmin confirma ações para retomar atividade econômica do RS
– Militares do Exército fazem falso alarme de evacuação em Canoas e são afastados
– Auxílio Reconstrução: famílias devem confirmar dados a partir de hoje. Até o momento, estão contemplados com o auxílio 369 municípios gaúchos.
TORRES E REGIÃO (com A FOLHA Torres)
– Ulbra Torres vai sediar a 7ª Conferência de Geoparques da América Latina
– Últimos dias de inscrições para o curso profissionalizante gratuito de Aproveitamento Integral dos Alimentos. O curso é resultado de parceria da Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar-RS, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres. (FONTE – Prefeitura de Torres)
– Revitalização do Centro Administrativo de Dom Pedro de Alcântara celebra herança alemã da cidade
– Confira dados sobre situação de Trabalho e economia em Torres, segundo Panorama Censo 2021
– Oitiva sobre a Lei Aldir Blanc foi realizada em Arroio do Sal
– Imposto de Renda 2024: Receita paga 1º lote de restituição nesta semana; veja quem recebe e calendário.
Capas dos grandes jornais do centro do país e POA
– O GLOBO – Magada promete conciliar lucro e acionistas e quer acelerar extração de petróleo. Defende explorar margem Equatorial
– O Estado de SP – Arroz importado terá rótulo do governo e preço tabelado. Produtores veem na iniciativa oficial intervenção do Governo
– Folha de SP – PETROBRÁS deve acelerar busca por petróleo, afirma Magda
– ZH – No RS , Alkmin acena com crédito de R$ 15 bi para grandes empresas
– Jornal do Comércio POA – Terceiro corredor humanitário deve aliviar trânsito no acesso a Porto Alegre
– AGÊNCIA BRASIL Auxílio Reconstrução: famílias devem confirmar dados a partir de hoje. Até o momento, estão contemplados com o auxílio 369 municípios gaúchos
O Assunto g1 – Ronnie Lessa: as confissões do assassino de Marielle
Em duas horas de depoimento a investigadores, o assassino confesso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes contou como foram as negociações para que ele cometesse o crime. Na versão dada pelo ex-PM, os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão ofereceram a ele chefiar uma área da milícia na Zona Oeste do Rio de Janeiro, um negócio que poderia lhe render milhões de dólares. O esquema narrado por Lessa – cuja delação levou à prisão dos irmãos Brazão e também de Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do RJ – dá a dimensão do poder e do avanço das milícias.