…
INTERNACIONAIS
– De família judia, candidata à presidência dos EUA é presa em protesto pró-Palestina. Candidata do nanico Partido Verde, Jill Stein participava de ato na Universidade de Washington, em St. Louis, quando foi presa e mantida na delegacia por cerca de 5 horas.
– “Fiz descoberta que ganhou o Nobel, mas foi meu chefe que levou prêmio”. O biólogo Bruno Lemaitre diz que o chefe do instituto onde realizou suas pesquisas levou o crédito pelo seu trabalho.
– Médicos peruanos não cumprem decisão da Justiça de desligar aparelhos de mulher com doença degenerativa. A juíza do caso deu prazo de 15 dias para que hospital cumprir a decisão. María Teresa Benito Orihuela está internada há seis anos com Esclerose Lateral Amiotrófica
– Última tentativa de cessar fogo em Gaza, antes do ataque que poderá arrasar o sul da região, em fase final de negociação.
– Uma década após grave acidente em circo nos EUA, brasileira fala pela 1ª vez: ‘quis levantar, o corpo não me obedeceu’
NACIONAIS
– O Ministério Público de São Paulo revelou mais uma evidência da infiltração do PCC no serviço público do estado. Os bandidos subornavam funcionários de prefeituras para mudar o texto de editais e vencer licitações.
– Um paciente matou um vigia e acabou morto por outros seguranças, em frente a um hospital do Recife. – O Senado recorreu ao Supremo contra a suspensão da desoneração da folha de pagamentos de empresas e municípios.
– A proposta de Reforma Tributária prevê sorteios em dinheiro para quem pedir nota fiscal com o numero de CPF.
– Morre no Rio, Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo.
– Em São Paulo, a orquestra sinfônica de Heliópolis se preparou para ganhar uma sala de concerto.
– Governo estima que 25,8 milhões têm direito ao abono salarial em 2025
– Para flexibilizar armas, Câmara dos Deputados agora foca em dar autonomia aos estados
– Casal vê própria casa sendo vendida na internet, finge interesse e desmascara golpistas durante visita ao imóvel. Caso aconteceu em Mongaguá, no litoral de São Paulo.
– Escola suspende por tempo indeterminado alunas acusadas de racismo contra filha da atriz Samara Felippo em SP
– HADDAD, em Entrevista “Governo tem que saber lidar com a extrema direita (27/04) (…)Criar despesas e renunciar a receitas eram atos do Poder Executivo. Agora são Prerrogativas também do Poder Judiciário”. Assim falou Haddad.
– “Bomba-relógio”, rombo da Previdência exigirá nova reforma Especialistas afirmam que fatores como o envelhecimento da população e o crescimento dos informais influenciam trajetória deficitária. Em 2019, durante a Presidência de Jair Bolsonaro (PL), o Congresso promulgou a última mudança nas regras (FONTE – Poder 360).
– Vítimas de incêndio em pousada de Porto Alegre são enterradas sem a presença de familiares; dono de funerária doou cerimônia
TORRES E REGIÃO (com A FOLHA)
– “Domésticas, o filme”, encerra hoje (29) ciclo Ibero-americano do Cineclube Torres
– Presidente da Câmara sugere que Pronto Atendimento 24h possa ser gerido pelo Hospital de Torres.
– Recorde alarmante demonstra escalada no número de casos de dengue em Torres e no litoral norte
– Braço Morto do Rio Mampituba considerado ponto impróprio para banho. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou dia 26 de abril o relatório de balneabilidade referente ao mês de abril em Santa Catarina.
Capas dos grandes jornais do centro do país e POA
– O Estado de SP- Piora fiscal e cenário externo põem em xeque previsão de taxas de juros com um dígito. Vários bancos já revisam taxa de 10% no fim do ano
– Folha de SP- Energia de Itaipu é a mais cara das grandes usinas
– ZH- RS registra record de extrangeiros contratados: 6.745, maioria venezuelanos
– Jornal do Comércio POA – CMPC analisa fazer investimento de US$ 5 bilhões em Barra do Ribeiro. Companhia já tem fábrica em Guaíba. Em 2015, a empresa expandiu suas operações com uma segunda linha de produção de celulose no complexo que possui em Guaíba.
– AGÊNCIA BRASIL – Dívida histórica: como Portugal pode reparar crimes coloniais? Presidente assumiu responsabilidade, mas falta consenso no governo
O Assunto g1 dia 29 abril de 24 – Psicodélicos – as pesquisas para uso terapêutico
Nas décadas de 1950 e 1960, os estudos envolvendo substâncias psicodélicas para o tratamento de transtornos mentais eram promissores. Ao mesmo tempo, muitos jovens passaram a consumi-las de forma recreativa e houve reação: nos EUA, o então presidente Richard Nixon proibiu completamente o uso dos psicodélicos – inclusive para fins científicos. O veto atrasou por décadas o desenvolvimento de pesquisas a respeito, mas, do início dos anos 2000 para cá, o mundo vive o que é chamado de “Renascença Psicodélica”: substâncias como a psilocibina, o DMT e o MDMA estão sendo estudadas para enfrentar a pandemia de problemas de saúde mental. Os resultados são tão promissores que a FDA (a Anvisa americana) avalia aprovar o uso delas para tratamentos até agosto deste ano.