Resumo de notícias do dia – nacional/ internacional (31 de outubro)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM, 31 de outubro de 2023

31 de outubro de 2023

www.culturalfm.online

 

Resumo de notícias do dia

 

– Numa ação terrestre, o exército de Israel anunciou o resgate de uma soldado que era mantida refém pelo Hamas e confirmou a morte de uma DJ alemã, também sequestrada.

– Situação em Gaza cada vez mais crítica com entrada do Exército e Israel já enfrenta Tribunal Internacional por crimes de guerra por bombardeio em áreas civis e hospitais. Ministério da Defesa de Israel diz que expulsará população de Gaza.

– Dirigente espanhol que beijou craque da seleção de futebol feminina campeã do mundo banido do futebol pela FIFA.

– As novas vítimas do golpe da mala no maior aeroporto do Brasil: casal de líbios é acusado de tráfico internacional de drogas na Turquia depois que 2 malas recheadas de cocaína com etiquetas em nome deles foram embarcadas no aeroporto de Guarulhos e depois apreendidas pela polícia turca, que mantém o passageiro preso.

– Paraná voltou enfrentar enchentes na primavera. E o vigor das Cataratas do Iguaçu produz um espetáculo.

– No norte do Brasil, a seca deixa milhares de pescadores sem trabalho no oeste do Pará.

– Candidato do Enem que ficou distante do local do exame vai poder fazer a prova em dezembro em outro endereço.

– Depois de o presidente Lula ter dito que vai ser difícil o Brasil cumprir a meta de déficit zero no ano que vem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reiterou que está comprometido com o equilíbrio das contas públicas.

– Presidente do Senado critica fala de Lula. Antes amigável, Senado agora manda recados para o governo. Rejeição do indicado por Lula para Defensoria foi o mais recente episódio de desgaste.

– Governo tenta avançar na pauta econômica; oposição vê espaço para ofensiva contra STF.

–  Na França, Vini Júnior recebeu prêmio pelas ações de solidariedade e contra o Racismo. Messi, aos 36, ganha 8ª Bola de Ouro.

–  Mais sobre a guerra: Israel não concordará com cessar-fogo, diz Netanyahu. O primeiro-ministro afirmou que ‘mesmo as guerras mais justas têm vítimas civis não intencionais’.

– Hamas divulga vídeo de três reféns israelenses; Netanyahu classifica imagem como ‘propaganda cruel’/ Imagens foram divulgadas pelos meios de comunicação do Hamas. No vídeo, mulher pede a troca de prisioneiros para ser libertada.

– Novo golpe desvia PIX ‘copia e cola’ em compras on-line pelo computador; veja como se proteger. Esquema instala vírus na máquina da vítima e, quando ela faz o pagamento de uma compra, o malware intercepta o código e faz alteração para que o dinheiro caia na conta do criminoso.

– Mulher se joga do 3º andar de prédio após ser agredida pelo namorado e impedida de sair, diz PMSC. Vítima afirmou que foi proibida de sair do local pelo namorado, um homem de 43 anos, que fugiu. Caso aconteceu em Criciúma, maior cidade do Sul catarinense.

– Série ‘Vidas’ mostra como estão duas irmãs siamesas separadas em 2002. Rafaela e Raniela estão com 21 anos e vivem normalmente na fase adulta, trabalhando juntas na mesma empresa.

– Guerras, inflação e saúde: entenda por que brasileiros estão mudando os hábitos de consumo. Levantamento mostra que brasileiros estão mais preocupados com suas finanças e que já têm tomado medidas para reduzir seus gastos diante do atual cenário macroeconômico.

– Suicídio, venda secreta de terreno e empréstimo: o drama das vítimas do golpe do namoro virtual. Golpe é conhecido como ‘romance scammer’ ou estelionato sentimental virtual. Perfis falsos fazem as vítimas se apaixonarem, para depois pedirem dinheiro. Além das perdas materiais, 14% das pessoas também entram em depressão.

 

Capas dos grandes jornais do centro do país.

 

O GLOBO- Haddad tenta manter déficit zero em 2024 após fala de Lula .

O Estado de SP – Haddad evita confirmar déficit zero e indica que pode antecipar medidas. Após Lula colocar objetivo em cheque, Ministro afirma que “tem sua meta” e “precisa de apoio”.

Folha de SP – Haddad não garante déficit zero; Bolsa cai e juros sobem. Ministro disse que, por ajuste fiscal, pode antecipar medidas previstas para 24.

ZH – Haddad reafirma busca de equilíbrio fiscal mas evita falar em “déficit zero”.

 

O Assunto g1 –  Israel x Hamas: Crimes de guerra; a regra de ouro destes crimes é a distinção entre pessoas e coisas militares e civis

 

Desde o ataque terrorista do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro, somam-se episódios de abuso contra o direito humanitário internacional. A começar pelo assassinato de civis e captura de reféns pelo grupo terrorista até a mais recente ofensiva israelense sobre a Faixa de Gaza – que vem sendo bombardeada e sofreu com o corte de água e energia elétrica. Para contar os últimos eventos da guerra e explicar os principais preceitos do direito humanitário, Natuza Nery conversa com a jornalista Paola de Orte, correspondente no Oriente Médio para a TV Globo e Globonews, e com Thiago Amparo, advogado, doutor, professor de direito internacional na FGV-SP e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Neste episódio:

De Tel Aviv, em Israel, Paola relata os acontecimentos dos últimos dias no conflito: a ofensiva terrestre do exército de Israel sobre Gaza e o corte na comunicação dos palestinos, os desgastes políticos de Benjamin Netanyahu e a troca de ataque que viu in loco na cidade de Sderot. “Vemos fumaça cinza no céu e ouvimos o tempo todo o barulho das explosões”, resume;

Thiago justifica por que, para o direito humanitário internacional, independentemente da motivação da guerra é necessário que os dois lados respeitem as regras: “É para garantir regras básicas diante dessa realidade brutal e proteger civis e não-combatentes”;

Ele afirma que a regra da distinção é a “regra de ouro” do direito humanitário – ou seja, a diferenciação entre pessoas e coisas militares e civis. Thiago também comenta as regras da proporcionalidade e da precaução;

O professor opina sobre as violações humanitárias cometidas por Hamas e pelo Estado de Israel, como a captura e manutenção e reféns e a interrupção do acesso a água e energia. “O ataque indiscriminado a civis impõe sofrimento sistemático à população”, conclui.

 

O que você precisa saber: ‘Claras evidências’: de crimes de guerra em Gaza, diz ONU//Faixa de Gaza: a urgência e a demora para a ajuda humanitária//Direito humanitário: atacar hospitais é crime de guerra// ONU: proposta de corredor humanitário termina sem acordo


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados