Reunião com secretária de Saúde do RS projeta novidades positivas para saúde pública no Litoral Norte

Instalação de Unidade de Oncologia em Osório e situação de hospitais da região na pauta da reunião da Amlinorte, realizada semana passada com vários prefeitos da região

16 de julho de 2024

Em reunião realizada pelo presidente da Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte), prefeito João Marcos Bassani dos Santos, de Maquiné, com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, e diversos prefeitos da região, foi anunciado que os atendimentos eletivos de consultas médicas no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, serão normalizados a partir de 01 de agosto de 2024. A notícia aconteceu após uma serie de reuniões entre os prefeitos junto a secretaria de Estado, para que houvesse a normalização dos serviços, afetados em decorrência das enchentes registradas no mês de maio de 2024. O deputado estadual Luciano Silveira também participou das negociações, auxiliando na aceleração do processo.

A reunião foi realizada semana passada no gabinete da prefeitura de Maquiné, com a presença do dirigente do hospital Santa Luzia, Samuel Meoti, entidade administrado pelo Mãe de Deus, em Porto Alegre, entre outras entidades. A secretária Arita informou que o governo federal deverá repassar um valor de R$ 6 milhões ao hospital, atendendo pedido do Estado, a fim de atenuar as perdas que a mantenedora tem registrado desde as enchentes, que paralisou as atividades no Mãe de Deus. As medidas de contingência na região ainda prevêem uma negociação com o Hospital Life Plus, em Xangri-lá, para estabelecer um possível convênio que preencha os vazios assistenciais em especialidades onde a rede SUS no Litoral Norte necessite de aporte.

A secretaria de Saúde Arita Bergamann ainda anunciou que foi aprovado nesta semana entre os gestores que integram a CIB, um projeto para instalação de uma Unidade de Oncologia no Hospital São Vicente de Paula, em Osório. Com essa aprovação, o projeto agora será encaminhado ao Ministério da Saúde para análise e pactuação.

 

por Rose Scherer – Assessoria de Imprensa da Amlinorte

 


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados