Na manhã de segunda-feira (31/03) o vereador Gimi Vidal esteve reunido com diretores do IBSaúde no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), para debater sobre formas para um eventual aumento nos repasses de valores pelo Estado do RS para o hospital – principal entidade de saúde de Torres e região.
O encontro teve também a presença do representante da 18ª coordenadoria Regional de Saúde, Robson Bobsin Brehm, e da Vereadora Carla Daitx (presidente da Comissão de Saúde da Câmara).
Na ocasião, Gimi explanou sobre as maiores necessidades da comunidade na área de saúde, no que se questionando que faltam mais exames. E reclamou que a situação segue crítica, apesar de diversos valores direcionados (por emendas impositivas e demais formas de apoio, como busca de verbas direto nos gabinetes de deputados).
O aumento de repasses via Governo Gaúcho se daria, conforme o vereador, a partir do aumento de serviço do hospital. Gimi entretanto ponderou que não adianta somente repassar mais serviços sem os valores serem os suficientes para o pagamento dos mesmos, salientando que os valores acertados são baseados na tabela SUS (defasada a mais de 10 anos sem atualização, segundo ele).
O coordenador Robson sugeriu a criação de projetos vinculados ao hospital para serem entregues no governo do Estado em busca de aprovação. Como exemplo, sugeriu instalar placas fotovoltaicas, diminuindo custos na energia elétrica do HNSN (que tem custo mensal de 50 mil reais, em média).
“Precisamos resolver urgentemente para que o nosso hospital não pare. Não podemos fechar as portas, os Municípios da região tem que fazer parte da solução, pois usam também o hospital’, concluiu o Vereador. (Com informações de Gabinete Ver. Gimi Vidal)