Em uma reunião realizada nesta terça-feira, dia 27/5 na capital Porto Alegre – com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE RS), Edson Brum – acabou finalmente sendo viabilizado um caminho para que a APAE de Torres tenha apoio público em suas finanças, através de repasses públicos extraordinários. Vereadores de Torres, representantes da APAE local, o prefeito Delci Dimer e Secretários do governo municipal estavam no importante encontro de trabalho.
Conforme informou Igor Beretta, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Torres no início da tarde, “a palavra da Câmara está mantida em repassar recursos para a entidade”. Agora a efetivação da transferência de recursos depende somente da construção, entre a Casa Legislativa e o governo Delci, da forma de subvencionar a APAE para que ela possa receber os R$ 40 mil mensais (pelo menos) oriundo da Câmara com segurança Jurídica, “tanto para a entidade quanto para a Câmara de Vereadores e Prefeitura torrenses”.
O governo municipal deverá se posicionar, nos próximos dias, mais especificamente sobre o processo de agora em diante. Mas o que interessa é que, a princípio, o serviço de Saúde oferecido às Pessoas com Deficiência pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) não será interrompido, situação que vem preocupando grandemente a APAE e os usuários dos serviços prestados pela entidade. “A Apae não vai fechar. Amanhã sentaremos com o presidente da APAE e o presidente da Câmara para definir, de acordo com a orientação do Tribunal de Contas, os repasses de recursos tão necessários para a APAE e essa população que tanto precisa”, disse em suas redes sociaiso prefeito de Torres, Delci Dimer, direto do Tribunal de Contas do RS.