Na sessão da Câmara Municipal de Torres, realizada na segunda-feira, dia 23 de outubro, em seu espaço de tribuna, o vereador Gibraltar Vidal – Gimi (PP) informou que uma reunião foi feita na Câmara com empresários torrenses, onde o debate girou em torno da situação dos moradores de rua e alguns impactos negativos para a segurança da cidade. Entretanto, o grupo não chegou à conclusão definitiva, apenas percebendo que o problema é geral, no Brasil e no mundo. “Nos EUA, por exemplo, cidades que liberaram o consumo de drogas, geralmente lideradas pelos políticos de esquerda têm aumentado o número dos Walkings Deads (pessoas que caminham como se estivessem prestes a desmaiar por conta da drogadição)”, afirmou o vereador.
A seguir, Gimi lembrou que, sobre legislação e decretos que combatam os exageros da presença de pessoas em situação de rua no Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) afirma que os municípios e os Estados Federativos “não podem fazer isto ou aquilo”, mas que, em contrapartida, “não dá nenhuma sinalização de saída para o problema”.
“Estamos ficando desanimados, mas vamos avaliar uma lei feita em Porto Alegre que pode ser interessante para aplicar em Torres, além do cercamento eletrônico”, afirmou. “Não podemos fechar os olhos porque esta pauta é dos torrense e é dos vereadores torrenses”, disse.