A chegada de 2022 em Torres promete ser a maior festa de virada dos últimos tempos, conforme expectativa da Prefeitura. “Teremos a mais forte queima de fogos do litoral gaúcho: um show de fogos de artifícios com cerca de 10 minutos de duração, para cerca de 500 mil pessoas que deverão estar na cidade”. Além disso, a municipalidade afirma que a queima seguirá a Lei Nº 15.366/2019, que proíbe a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos festivos de efeito sonoro ruidoso no Estado do Rio Grande do Sul, que ultrapassem os 100 (cem) decibéis à distância de 100 (cem) metros de sua deflagração.
“Balões coloridos também estarão na orla. A expectativa é grande em todos os segmentos da cidade. A administração municipal está empenhada em oferecer um evento atraente, bem estruturado e seguro”, ressalta a municipalidade. “A população que não veio à praia no ano passado estará em Torres e a cidade está preparada para receber muita gente nesta temporada, presságio para um excelente veraneio”, destaca o prefeito Carlos Souza.
Orientação para ‘festa segura’
Muitos municípios com tradicionais queimas de fogo acabaram cancelando seus eventos (como medida preventiva de combate ao Covid-19)- mas este não foi o caso de Torres. Ainda assim, com o objetivo de evitar grandes concentrações do público até altas horas, a animação na noite do dia 31 será somente por música mecânica: das 21h do dia 31 de dezembro, à 1h do dia 1º de janeiro. “A orientação é de que todos usem máscara evitando aglomeração. Que permaneçam em grupos os que já convivem costumeiramente. Dj local fará a tradicional contagem regressiva. Os animadores estarão concentrados em um dos pontos mais tradicionais da cidade, o Paradouro Abrigo, o antigo Bar Abrigo”, explica a municipalidade.
Além de um evento bonito e bem estruturado, a Prefeitura preocupa-se em oferecer uma comemoração de Ano Novo com muita segurança. “A cidade está preparada para receber público recorde”, garante. A base dos órgãos de segurança e saúde estarão concentrados na beira-mar com a Rua Firmino Paim. A Secretaria Municipal de Saúde, Brigada Militar e Polícia Civil estão empenhados no propósito.
No Litoral Norte, Torres é a cidade que mantém a queima de fogos, porém busca estratégias para realizar o evento com maior segurança em relação à pandemia. O réveillon é uma das ações de promoção ao turismo, segundo a prefeitura, estimulam a economia local, gerando mais empregos e renda para a população, comerciantes e prestadores de serviços, principalmente, no cenário de retração criado pela pandemia.
A Prefeitura de Torres trabalha também na conscientização das pessoas para que deixem seus veículos em casa na comemoração de virada de ano; moderem no consumo de bebidas alcoólicas; cuidado com o descarte das garrafas de vidro e latas de alumínio para evitar acidentes com cortes e atenção especial com menores, para que não se percam na multidão.
Trânsito interrompido em algumas vias
A Coordenadoria de Trânsito realizará o isolamento das vias no dia 31/12/2021 a partir das 2h para a realização do Réveillon. A abertura das vias informadas, será realizada no dia 01/01/2022, após ser efetuada a limpeza do local. O fechamento será conforme segue esquema abaixo.
– Av. Beira Mar no trecho compreendido entre as Ruas XV de Novembro a Rua Dom Pedro I,
– Rua Marechal Deodoro entre Ruas XV de Novembro a Av Beira-Mar,
– Rua José Antônio Picoral entre Ruas XV de Novembro a Av Beira-Mar
– Rua Firmino Paim, entre Av. Silva Jardim a Av. Beira-Mar.
*Cancela para acesso de moradores e para carga e descarga de materiais será realizada na Rua José Antônio Picoral esquina com Rua XV de Novembro
*Com Prefeitura de Torres e Rádio Maristela