Durante os dias 13 a 17 de março, integrantes do Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos e 3 pescadores de Torres participaram de um curso de formação em gestão Socioambiental Territorial, que ocorreu na cidade de Tubarão-SC.
O curso foi promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), com recursos do projeto GEFMAR e reuniu gestores de diferentes Unidades de Conservação do sul do Brasil além de pescadores e pescadoras dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Entre as atividades os participantes puderam discutir sobre as diferenças entre as pescas realizadas nos diferentes territórios, conflitos enfrentados por cada comunidade e resolução de problemas socioambientais. Esta foi uma iniciativa com o objetivo de integração e troca de saberes entre os pescadores e pescadoras da região sul do Brasil.
Ana Carolina, bióloga do REVIS Ilha dos Lobos, participou do curso e relata que foi uma experiência enriquecedora pois poder escutar tantas histórias de vida e amor pela atividade, gera uma vontade ainda maior de atuar em prol da sustentabilidade da pesca artesanal.
Aline Kellermann, chefe do REVIS Ilha dos Lobos, destaca que esta é a segunda vez que o ICMBio organiza um evento com esta característica, buscando integrar os pescadores artesanais com as unidades de conservação. Ressalta ainda que a conservação da biodiversidade e a manutenção do modo de vida dos pescadores artesanais podem andar juntas, e todos têm a ganhar com ações em parceria.