Romaria à Gruta reuniu milhares de fiéis em Dom Pedro de Alcântara

No último domingo (27), muitas pessoas fizeram o percurso até Dom Pedro de Alcântara saindo de Torres/Vila São João, Três Cachoeiras e Terra de Areia - percorrendo distâncias entre 20 e 30 km como forma de homenagear

31 de maio de 2018

No último domingo, 27 de maio, Dom Pedro de Alcântara recebeu cerca de 6 mil romeiros/as para a 40ª Romaria à Gruta de Nossa Senhora de Lurdes –  localizada em um lindo vale do município, onde fica o Santuário Diocesano dedicado a Nossa Senhora. Quem informou foi o pároco Pe. Adalberto Lumertz Borges.

O domingo esteve com céu azul, temperatura alta, permitindo que diversas famílias e grupos de amigos se deslocassem até o município, inclusive a pé. Conforme destacou a Rádio Maristela: “Muitas pessoas fizeram o percurso saindo de Torres/Vila São João, Três Cachoeiras e Terra de Areia, percorrendo distâncias entre 20 e 30 km como forma de homenagear e agradecer a Mãe do céu que intercede ao Pai pelos seus filhos/as”.

Desde cedo, já por volta das 5h da manhã, grupos se dirigiam a Dom Pedro de Alcântara para em romaria chegar ao Santuário da Mãe e ainda encarar cerca 100 degraus até a gruta no alto do morro onde está a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e da Santa Bernadete. “Santa Bernadete é a jovem que, em 1858, juntamente com sua irmã Toinette e a amiga Baloume, foram buscar lenha na gruta de Massabielle. Lá, avistaram uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Mais tarde, esta mulher da visão se revelaria como Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Fato esse registrado por Santa Bernadete em um total de 18 aparições de Nossa Senhora, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858 – eventos estes que estabeleceram o culto mariano de Lourdes, “, contextualizou a Rádio Maristela .

As muitas pessoas de diferentes idades que subiram os degraus até os pés da Imagem, o faziam movidos por muita fé, confiança no amor da Mãe que olha e atende seus pedidos de saúde, de paz na família, por uma vida melhor para os seus familiares. Alguns devotos rezaram também pela difícil situação dos caminhoneiros, que seguiam em greve e por todo o povo brasileiro.

Duas Missas foram celebradas no altar – monumento que está localizado bem no meio do Santuário ao ar livre, com vasta beleza natural, à sombra da Mata Atlântica (preservada pela comunidade local). A Missa das 8h30min da manhã foi presidida pelo pároco local, Pe. Adalberto, e a das 10h30min foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jaime Pedro Kohl, e concelebrada pelo presbíteros presentes. Atrações artísticas e culturais também ocorreram durante o dia.

 

*Com informações de Rádio Maristela


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados