O MDB de Torres trocou de presidência. Rosa Maria Lummertz, atual secretária municipal de Educação, assumiu oficialmente a presidência do partido em Torres, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da sigla na cidade desde sua fundação, um fato histórico.
Conforme informa a nova administração da agremiação, a posse ocorre após o pedido formal de afastamento do presidente Igor Beretta, junto com sua diretoria. “O documento encaminhado à direção municipal destaca que a decisão foi tomada com gratidão, sentimento de dever cumprido e a compreensão de que é hora de oxigenar a agremiação, abrindo espaço para novas lideranças e ideias”, diz o release encaminhado para a imprensa na noite de quarta-feira (14).
Comemoração da escolha de uma mulher é unanime e eleição estadual
Com uma trajetória marcada pela atuação pública e pelo compromisso com a comunidade, Rosa Lummertz assume a presidência em um ano estratégico para o MDB, que se prepara para os desafios eleitorais estaduais e federais. Atualmente à frente da Secretaria Municipal de Educação, ela é reconhecida pela capacidade de gestão, diálogo e sensibilidade social.
Além de sua atuação política e administrativa, Rosa Lummertz carrega uma ligação histórica com o partido. Ela é tia de Roniel Lummertz (ex-secretário municipal de Turismo, ex-vereador e ex-presidente do MDB de Torres no período de 2016 a 2018), reforçando uma trajetória familiar ligada à vida pública e ao fortalecimento do MDB no município.
Rosa, já como presidente da agremiação política local, destacou o simbolismo do momento: “Assumir a presidência do MDB em Torres é, acima de tudo, uma grande honra e uma imensa responsabilidade. Pela primeira vez uma mulher passa a conduzir o partido em nosso município, um marco histórico que carrega simbolismo, representatividade e compromisso com o futuro”, afirmou.
A presidente empossada também disse que sua gestão será pautada pelo fortalecimento do partido e de valorização da militância, abrindo espaço para o protagonismo de novas lideranças através da sigla.
Destaque do legado da antiga administração
O afastamento de Igor e da antiga direção, através da carta, foi acompanhado de agradecimentos às lideranças partidárias, aos aliados políticos e às siglas que compuseram a aliança vitoriosa no pleito municipal de 2024, reforçando que os resultados alcançados foram fruto de um projeto coletivo e não individual.
“Com Rosa Lummertz à frente, o MDB de Torres inicia um novo ciclo, marcado pela renovação, pela representatividade feminina e pelo compromisso de seguir conectado com a comunidade, fortalecendo o partido para os próximos desafios políticos”, diz a carta assinada por Igor Beretta, quando do pedido de saída da presidência.






