Roteiro Turístico “Caminho dos Vales e das Águas” terá lançamento oficial em setembro

Envolvendo 9 municípios da região, embarcação turística na Lagoa Itapeva (foto) é um dos destaques do projeto

Lagoa Itapeva (FONTE: popa.com.br)
16 de agosto de 2018

O Litoral Norte será contemplado, nas próximas semanas, com um roteiro turístico que promete impulsionar o movimento da região, envolvendo nove municípios: Torres, Arroio do Sal, Itati, Terra de Areia, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas. O roteiro “Caminhos dos Vales e das Águas” terá lançamento oficial no início do mês de setembro, em Torres, quando será apresentado todo o material de divulgação, site, identidade visual, vídeos, fotos e os principais produtos turísticos desses municípios. Este roteiro vem sendo desenvolvido desde setembro de 2017 por um grupo de trabalho dos nove municípios, com apoio de turismólogos e empresas especializadas.

E para contribuir com esta organização, ocorreu na manhã do dia 09 de agosto, em Dom Pedro de Alcântara, mais uma reunião do grupo de trabalho – com participação de seus representantes, empreendedores do turismo de Dom Pedro de Alcântara, representantes da SEMA/APA Rota do Sol, Bacia do Rio Tramandaí, AMLINORTE governança do turismo, além de secretários municipais de Dom Pedro e o Prefeito Municipal, Dirceu Machado. A reunião ocorreu nas instalações da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. “A partir das definições do grupo, todos os municípios estão organizando seus produtos turísticos, com infraestrutura turística, placas, acessos e locais de visitação, para recepcionar o visitante a partir do lançamento oficial”, ressalta Fabiana Hertzog Dimer, chefe do departamento de Gestão Ambiental de Dom Pedro de Alcântara.

Outra reunião para apresentar o projeto foi realizada em Torres, na noite de quarta-feira (15). Na ocasião, coordenada pelo Secretário de Turismo de Torres, Alexandre Porcatt, chamou atenção que em todos os municípios envolvidos há um grupo de trabalho (GT) comprometido com a viabilização do roteiro turístico – uma vez que a integração das cidades é crucial para o bom desempenho do projeto.

FOTO: Reunião em Dom Pedro de Alcântara integrou participantes do grupo de trabalho

 

Embarcação turística na Lagoa Itapeva é um dos destaques

 

Diversas atrações ambientais, culturais e gastronômicas da região serão integrados no roteiro “Caminho dos Vales e das Águas” . Em Dom Pedro de Alcântara, por exemplo,  estão previstos passeio por criatório de aves ornamentais e de raças; visita a propriedade ecológica (com minivacas), uma cervejaria artesanal (Dimer Bier), engenhos de melado, açucar mascavo, cachaça; fábricas de suco de banana, chimias e doces caseiros (Doces Martins), processamento de mel (Cogumel), além da Casa do Artesanato e do Paradouro 86 (que proporcionar gastronomia típica). Isso tudo além do já consolidada atração da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Cachoeiras e cascatas de Três Cachoeiras, Mampituba, Três Forquilhas também estarão incluídas no roteiro e deverão ter seu aparato turístico fortalecido, bem como passeios ambientais em Torres, Morrinhos do Sul e Itati. Uma das ideias inovadoras que será implementada no projeto é a de um ancoradouro, que irá ficar instalado junto a Lagoa da Itapeva – com acesso pelo km 13 da BR-101 em Porto Colonia (localidade de Dom Pedro de Alcântara). Este ancoradouro deverá receber um catamarã de turismo, embarcação que virá de Arroio do Sal e circulará levando visitantes pela lagoa, por pontos de Torres, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

O Prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Dirceu Machado, é um entusiasta do projeto turístico, “já que irá divulgar as belezas naturais do município e proporcionar a geração de renda e emprego as famílias da região, apresentando produtos e locais que não esta


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados