Rumos da Educação em tempos de pandemia: tema de debate em Torres

Secretaria e Conselho de Educação de Torres tiveram reunião (foto) na manhã de quinta (30). Cronologia de ações da educação municipal em Torres, desde o começo da pandemia de Coronavírus, também foi recentemente apresentada.

1 de maio de 2020

A Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 30 de abril. Em pauta, a avaliação das ações realizados até o momento na Educação Municipal, o envio de atividades não presenciais para os alunos, análise do Parecer do Conselho Nacional de Educação-CNE e previsão das próximas ações.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Almonita Gedeon, ressaltou, que o foco das atividades deve estar centrado na aprendizagem e na equidade. Esta será a base para validação do Calendário 2020.

A secretária municipal de Educação, professora Silvia Maria Teixeira, de posse do Plano de Ações Pedagógicas COVID-19, elaborado pela Pasta, salientou que a mantenedora tem direcionado todas as ações, respeitando as normatizações municipais e nacionais, as condições estruturais das famílias e dos profissionais da Educação, agindo com cautela e primando pela qualidade. As escolas devem permanecer enviando atividades semanais, mantendo os dias de plantão para revisão com os alunos, com foco nas aprendizagens essenciais.

Conselho e Secretaria reforçam que o êxito das ações depende do compromisso e envolvimento de todos os profissionais e das famílias.

 

Cronologia do Ações Pedagógicas para Torres  

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Torres, perante o ​cenário epidemiológico atual e a sua responsabilidade junto à comunidade escolar uma vez que as aulas seguem suspensas – vem pondo em prática desde o final do mês de março um Plano de Ações Pedagógicas de caráter excepcional, buscando agir de acordo com as orientações nacionais e internacionais e considerando suas concepções pedagógicas e realidade local. “A aplicação do referido plano é dinâmica, podendo ser atualizada conforme o surgimento de novas informações e orientações. O Setor Pedagógico da Secretaria ressalta que a ação escolar, neste momento, não deve ser pautada na quantidade e no avanço de conteúdos. Segundo a equipe técnica, estamos vivendo um período específico, cuja preocupação deve estar voltada para a saúde pública e individual, não apenas física, mas também emocional”, ressalta a SME.

A educação deve garantir a qualidade e compromisso com o desenvolvimento de todos e de cada um, ainda que tenham que esperar um longo período para reiniciar esta caminhada. As atividades propostas durante o período de isolamento, devem respeitar as condições tecnológicas, estruturais, emocionais, a ausência física do professor, as necessidades especiais dos alunos e as condições precárias de muitas famílias. “Devemos pensar possibilidades de momentos de contato, ainda que virtual, dos professores com seus alunos, para diálogos, trocas e revisão de atividades propostas, orientar as famílias da Educação Infantil, cuja ação pedagógica está centrada nas vivências e na socialização”, destaca a SME.

 

 

– ETAPA 1: Envio de atividades e mensagens às famílias para fortalecimento de vínculo

Início das atividades: 31/03/2020

Ação: Vídeos dos professores e equipes diretivas, mensagens de otimismo e atividades recreativas e culturais foram postadas nas redes sociais de cada unidade escolar.

 

– ETAPA 2: Formação Continuada obrigatória para professores, especialistas,monitores e auxiliares

Início das atividades: 03/04/2020

Ação: Formação Continuada EAD, para professores, monitores, auxiliares e especialistas, efetivos e contratados, com Carga Horária mínima de 40h por vínculo, incluindo cursos obrigatórios para todos (a exemplo o Curso Lei Maria da Penha – 30h, disponibilizado pelo Ministério Público e Lei Lucas, promovido pelo Corpo de Bombeiros – 20h e obrigatório para monitores).

 

– ETAPA 3: Distribuição de Alimentação Escolar para os alunos

Início: 15/04/2020

Ação: ​Organização dos alimentos enviados pela SME em kits a serem distribuídos entre os alunos da rede municipal. Frentes de trabalho formadas pelos Monitores contratados na montagem e organização dos kits; Professores e especialistas contratados no atendimento e entrega às famílias de seus alunos.

 

– ETAPA 4: Reuniões de planejamento dos professores e equipes diretivas

Início: 16/04/2020

Ação: ​Retorno das atividades pedagógicas sistemáticas nas escolas, respeitadas as orientações sobre prevenção de contágio, com reuniões semanais para planejamento das atividades remotas, avaliação das atividades e planejamento do período pós pandemia (atividades, calendário, acolhida dos alunos, avaliação)

 

– ETAPA 5: Envio de atividades remotas aos alunos da rede municipal de ensino

Início: 20/04/2020

Ação: ​Envio de atividades pedagógicas aos alunos da rede municipal, mediante regramento estabelecido pela mantenedora, prevendo:

Ed. Infantil (Berçário à Pré 2)– Envio semanal de atividades para as famílias e crianças, com o intuito de estreitar vínculos afetivos, promover práticas de brincadeiras livres ou orientadas, vídeos de música, histórias contadas e ações de vida prática tão essenciais na construção da autonomia e desenvolvimento de habilidades das crianças, através de rede social, Facebook ou WhatsApp, devidamente regulamentada quanto ao seu uso. – As famílias que não possuem acesso aos recursos digitais, devem ser contatadas pela escola para orientações de forma física. As escolas também deverão ter um acervo de livros/ou brinquedos para disponibilizar para as famílias que não possuem esse acesso, visando proporcionar que as propostas da escola cheguem até as crianças.

Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) – Envio de atividades nas ​segundas e terças​, através de cronograma que intercale as disciplinas, para evitar uma sobrecarga de atividades aos alunos e plantão para revisão e diálogo com os alunos nas quartas e quintas​. As atividades são enviadas por grupos de WhatsApp e Facebook. – Aos alunos que não possuem acesso a WhatsApp, é disponibilizada a retirada das atividades na escola, bem como uso de recursos tecnológicos da instituição para contatar os professores durante os plantões para correções e dúvidas;

 

ETAPA 6: Registro dos Planejamentos e Atividades no Sistema Betha, na Aba Atividades EAD

Início: 20/04/2020

Ação: ​Professores efetivos e contratados devem alimentar o Sistema Betha, com os registros das atividades realizadas durante o período de suspensão das aulas presenciais, na plataforma, campo EAD. Contudo, cabe ressaltar que, neste momento, o Sistema de Ensino Municipal ainda não tem regulamentado o ensino a distância.

 


Publicado em: Educação






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