Secretária de Saúde continua apresentação interrompida na Câmara

Vereadores indagaram sobre demandas e burocracias no sistema e Neusa Oriques encaminhou todas as questões, embora a maioria fossem recorrentes de gestões passadas

16 de junho de 2025

Na quarta-feira, dia 11 de junho,  a Comissão de Saúde e a comissão de Constituição e Justiça da Câmara  de Vereadores de Torres receberam a secretária de Saúde  da prefeitura Neusa Oriques para que ela continuasse o trabalho de apresentação da situação atual da pasta após o pronunciamento que fazia há duas semanas na tribuna da Casa Legislativa  ter sido interrompido pelo termino do horário da reunião. Presentes, o vereador Gimi (PP), a vereadora Carla (PP), o vereador Rafael Silveira (PSDB) e a vereadora Deise Clezar (PSDB).

A reunião teve requintes amigáveis. O vereador Gimi e o vereador Rafael ambos sinalizaram que o intuito dos questionamentos não seria político; sequer seriam sobre problemas do sistema municipal de Saúde que teriam aparecido somente agora. Que, ao contrário, a maioria das indagações feitas seriam para buscar enquadrar situações que estariam problemáticas já faz tempo, desde o ano passado. E principalmente em temas que vieram demandados por moradores locais, independente de cores partidárias.

Anúncio 1

 

Horários e salários

Anúncio Slider Meio

 

A Falta de cumprimento de horário de dentista contratado pelo governo estadual que trabalha na Vila São João foi um dos temas indagados.  A equiparação de salários de dentista e psicólogos para jornada de 20 horas (já que os valores base são quase que metade para o dentista) foi outro, ambos feitos pelo vereador Gimi.  Para o parlamentar,  são temas que podem estar sendo incorridos em improbidade, mesmo que possam ter sido criados na administração passada, trabalho da Comissão em que representara.

Já a vereadora Carla solicitou pra a secretária que implemente uma fiscalização acerca da contínua falta de remédios no Pronto Atendimento e nos postos de Saúde.

O vereador Rafael Silveira pediu para que a secretaria desse respaldo a uma Indicação de sua autoria que sugere a criação do cargo de médico regulador dentro do sistema gerenciado pela secretaria de Saúde. Para ele, este cargo poderia minimizar vários processos que não andam conforme poderiam andar e que poderiam ser a origem de todos os outros.

A vereadora Deise Clezar repetiu as demandas, dando ênfase a falta de remédios e a falta de disponibilização de exames pela prefeitura, conforme ela, um dos pedidos em seu gabinete.

 

Planos em andamento

 

A secretária Neusa afirmou que   muitos dos assuntos demandados já estão em fase de alinhamento dentro dos projetos nos times de sua administração. Outros estão previstos para serem encaixados no Plano Plurianual de 2026 (Salários principalmente), mas que iria conversar com o secretário de administração para ver se haveria uma forma de adiantar os processos de implementação.

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados