A municipalidade de Arroio do Sal publicou em seu site oficial matéria visando esclarecer “diversas inverdades sobre o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde têm circulado nas redes sociais nos últimos dias”.
Entre os principais esclarecimentos, está questão sobre suposta suspensão de consultas com especialidades e de PICS no município, serviços de direito dos cidadãos. “Com intuito de combater a desinformação, motivada por ideologias e embates políticos, a secretária de Saúde, Márcia Hettwer, prestou esclarecimentos sobre todos os assuntos que envolvem o atual funcionamento das unidades básicas”.
No comunicado, Márcia deixa claro que a população de Arroio do Sal não ficará sem atendimento com ginecologistas, cardiologistas, psiquiatras, dermatologistas, ou outras especialidades. O que muda é a forma como esse cidadão terá acesso às consultas. “Agora, o paciente deve procurar a sua unidade do ESF e o clínico geral irá avaliar a necessidade de fazer o encaminhamento. Após isso, ele poderá ir até uma das clínicas que tem credenciamento com a prefeitura e agendar com o especialista”, explica.
Qualificação da gestão de saúde
Os pacientes e famílias também continuarão a ter acesso às PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), tanto na modalidade individual quanto em grupo. Como especialista em gestão em Saúde, Márcia está priorizando a reorganização dos processos internos para unificar informações e agilizar o fluxo de atendimentos.
Com isso, o objetivo da secretária é fornecer consultas e tratamentos completos, seguros e contínuos aos pacientes. “Nada será tirado da população, nem especialidade, PICS ou terapia. O que não queremos é perder o vínculo e registros das famílias com as unidades básicas”, garante Márcia.
Atraso nas obras do novo ESF
Outro assunto que foi esclarecido foi o atraso na reforma do novo ESF Centro. “A transição para um novo governo, o término de muitos contratos e até mesmo o fato de a sala de vacina não estar junto (no centro) faz com que tenhamos dificuldades em seguir com essas obras”, explica. A Prefeitura reconhece que reformas causam transtornos, mas, se compromete em viabilizar a obra, porém, garantindo à população a devida infraestrutura.
A vacinação foi suspensa na unidade Centro desde que as obras iniciaram. Mas a população de Arroio do Sal continua contando com a sala de vacinação nos balneários Figueirinha e Rondinha. “Olhamos um prédio para instalar (o ESF), mas o mesmo não comportava a sala de vacinação. Mesmo com a saída de duas vacinadoras, nossa equipe está comprometida para suprir toda a demanda do município”, garante.
Márcia também esclareceu que os mutirões de vacinação não podem mais serem feitos fora de um ambiente apropriado. “Não podemos ir às escolas por conta da refrigeração e da temperatura ideal da vacina”, justifica.
Chamada de concurso público
A secretária ainda confirmou que técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, vigias, motoristas e outros profissionais aprovados no mais recente concurso público já foram chamados pela Saúde de Arroio do Sal.
Márcia não nega que as vagas sejam insuficientes para a atual demanda municipal. Mas, explica que um projeto de lei de ampliação de vagas deveria ter sido encaminhado para a Câmara de Vereadores no ano passado, o que não ocorreu. “Isso dificultou para nós, porque estamos há apenas 45 dias à frente da Prefeitura. Mas, essa é uma preocupação da secretaria e do prefeito”, reitera. (FONTE – Comunicação Prefeitura de Arroio do Sal)