Na tarde de 20 de maio, ocorreu em Torres um abraço simbólico ao Museu Histórico de Torres (antiga Prefeitura Municipal). Nesse ato, os participantes buscavam chamar a atenção para a importância da valorização da Cultura – além de alertar sobre o estado de degradação do imóvel (que estava com o telhado danificado e sofrendo com infiltrações).
Poucos dias após a ação, Prefeitura de Torres anunciou que Museu Histórico de Torres seria fechado para reparos emergenciais – o que ocorreu a partir de 26 de maio. E o museu seguia fechado até este dia 14 de julho, tendo interrompido assim as exposições que lá vinham ocorrendo nos últimos meses, além de atividades culturais como a promovida pelo Cineclube Torres no espaço.
Tendo em vista a importância do Museu Histórico de Torres – como espaço público de fomento a cultura e atividades museológicas – o jornal A FOLHA contatou o Secretário de Cultura e Esportes de Torres, José Mauri Rodrigues, para que fossem prestados alguns esclarecimentos sobre a situação do prédio Histórico, reparos previstos e outras questões.
ENTREVISTA – José Mauri Rodrigues
Secretário de Cultura e Esportes de Torres
1) a reforma emergencial prevista para o Museu já começou a ser efetivada? Qual a origem dos recursos para a mesma?
Secretário Mauri: A administração Pública reconhece a importância histórica do Museu de Torres e não mede esforções para que o mesmo receba melhorias. Ainda neste trimestre iniciaremos os reparos emergenciais no telhado, com recursos próprios da administração.
2) Alguma providência mais imediata já foi tomada em relação aos pontos onde havia infiltrações e telhas quebradas (que ocasionavam goteiras mais marcantes) no prédio?
Secretário Mauri: Os problemas de infiltração são históricos por se tratar de uma estrutura antiga e requer que as manutenções sejam feitas com mais frequência. Sempre que há necessidade são feitos os processos administrativos para reparos.
3) Foi tomada alguma medida para preservação do acervo cultural que estava exposto no museu?
Secretário Mauri: Os itens que ficaram no Museu foram acondicionados em locais que não sofram com infiltração ou intempéries do tempo e devidamente embalados.
4) Alguma previsão para reabertura do museu? Se sim, já há alguma atração cultural programada?
Secretário Mauri: Como dito anteriormente, a administração pública reconhece a importância histórica do museu para a comunidade torrense e irá reabrir após termos a certeza que será de forma segura. A equipe da Secretaria de Cultura e do Esporte conta com uma museóloga e sim, temos exposição planejada aguardando a reabertura do local.
5) Além da reforma emergencial para qual o Museu Histórico de Torres foi fechado, há alguma previsão de novos investimentos (ou emendas parlamentares) para tornar o prédio (antiga prefeitura) ainda mais adequado para sua finalidade histórico-cultural?
Secretário Mauri: As reformas que aconteceram em tempo são emergenciais e sim o Governo Municipal, no final do mês de junho, conseguiu a liberação do recurso para a reforma do Museu e agora aguarda a liberação do projeto junto à Caixa.
6) Se tiver mais alguma informação relevante que queira repassar em relação ao Museu Histórico de Torres, sinta-se à vontade
Secretário Mauri: A Secretaria de Cultura e do Esporte se coloca à disposição da comunidade torrense para esclarecer quaisquer dúvidas relativas à pasta e busca a aproximação com o setor cultural e esportivo da cidade, para que juntos possamos desenvolver o segmento em Torres. Mais cultura e mais esporte para todos os torrenses!
Sobre o prédio do Museu Histórico
O imóvel do Museu Histórico de Torres trata-se de uma edificação antiga, inaugurada em junho de 1951 durante a gestão do então prefeito municipal Cel. Severiano Rodrigues da Silva. Foi a sede da prefeitura municipal e seus principais departamentos e secretarias por mais de 60 anos. No dia 13 de maio de 2016 foi inaugurado o atual Centro Administrativo Municipal (localizado no prédio do antigo Hotel Beira Mar – na Rua Jose Antônio Picoral). A partir de então, o imóvel começou a ser reorganizado para tornar-se o Museu Histórico de Torres – que também abrigaria a Biblioteca Municipal, uma sala de multiuso e espaço para projetos culturais. Uma reforma no espaço foi efetuada em 2021 pela Prefeitura de Torres, viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário. Após a reforma (e passado o pior momento da pandemia Covid-19), o prédio foi reaberto a visitação pública no início de 2022 – já nomeado como Museu Histórico, Antropológico, Arqueológico e Oceanográfico de Torres. Exposições e atividades culturais vem ocorrendo no local. Entretanto, o agora Museu Histórico de Torres ainda sofre com problemas estruturais – que levaram a um novo fechamento do local.
|