Secretário de Educação de Torres responde perguntas na Tribuna da Câmara

Espera em creche, uma das perguntas de vereadores, estaria ocorrendo somente em casos de crianças de 0 a 4 anos

Porcatt respondeu perguntas na Câmara
3 de outubro de 2023

Participou da Tribuna Popular na  sessão da Câmara de Vereadores de Torres, realizada na semana passada, o secretário Municipal de Educação, Alexandre Porcatt. Ele foi à casa legislativa atender o requerimento do vereador Igor Beretta (MDB) que pediu sua presença na tribuna para explicar as ações que estão sendo realizadas na secretaria em sua gestão.

Após uma apresentação protocolar, onde o secretário listou de forma sintética as ações no escopo do trabalho na pasta da Educação, algumas perguntas do plenário foram feitas.

Sobre a relação entre o secretário e servidores da empresa terceirizada que abandonou o trabalho de prestação de serviços gerais nas escolas – e não teria pagado ainda as rescisões de contrato junto aos empregados demitidos – Porcatt disse que nunca conversou com empregados da empresa sobre isto. Somente teve que falar com dois deles que estavam sem trabalhar na escola, quando então o secretário pediu que eles não fossem mais lá antes de acertar com a empresa contratante (Lembrando que, poucos dias após seu discurso na câmara, o Secretário Alexandre acabou sendo agredido por um representante desta empresa. O secretário passa bem, já foram tomadas junto às autoridades policiais, com o rápido atendimento da ocorrência por parte da Brigada Militar que deteve o agressor).

 

Câmeras no entorno das escolas

O vereador Igor Beretta também perguntou sobre a colocação das Câmeras de Segurança nas escolas, medida muito “marketeada” alguns meses atrás, e que para ele não teriam sido implantadas da forma prometida.  O secretário Porcatt afirmou que as Câmaras seriam para o entorno das escolas e não para serem colocadas no espaço interno delas. E que as entidades envolvidas não tinham nada a ver com o trabalho dentro das escolas, sim na prevista proteção (colocando câmeras) no seu entorno, isto para ajudar na segurança da área. E finalmente disse que somente os equipamentos de controle de pânico foram colocados em algumas escolas, à época das medidas de proteção divulgadas por entidades de classe torrense, voltadas ao sistema de segurança nas escolas.

 

Espera em creche é só para crianças de 0 a 4 anos

Sobre a falta de vagas em creches para crianças, o secretário Alexandre disse que a obrigação da prefeitura é a de proporcionar vagas para crianças acima de quatro anos, até a nona série. E que esta demanda estava cumprida. O que teria espera em alguns casos seriam somente vagas para crianças de 0 a 4 anos.

O vereador Jacó Miguel (PSD) perguntou se seria promovido algum concurso público para professores. A resposta foi que “somente após o termino do Plano de Carreira que estaria em fase de acabamento para ser encaminhado para aprovação legal”.  O mesmo vereador perguntou sobre o sistema de ensino torrense.  Porcatt disse que o programa Aprende Brasil, aplicado na cidade, cumpre todos os requisitos da Base Nacional (BNCC).

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados