Representando o Gabinete do prefeito de Torres, o secretário municipal de Saúde, Claudio Paranhos, esteve reunido na semana passada, com a responsável pela Coordenadoria Regional de Saúde do Litoral Norte, Janete Ferri, para tratar de assuntos da Pasta.
Na oportunidade, o executivo do sistema de saúde da prefeitura solicitou à coordenadora que o Estado reivindique junto ao Ministério a habilitação permanente dos dez leitos de UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, localizado no município de Torres.
Atualmente, o Hospital tem cinco leitos de forma permanente e outros cinco que foram habilitados de forma temporária em razão da pandemia. Conforme o secretário, a manutenção destes leitos é essencial para atender Torres e também os municípios da região, quando seus pacientes são referenciados para hospitalização no HNSN pela central de hospitalização do governo estadual.
Os Hospitais cadastrados no SUS são coordenador pelas administrações dos Estados Federativos de todo o Brasil como parte do sistema tripartite da administração da Saúde no país. Os estabelecimentos são divididos por regiões e por complexidade de abordagem nas hospitalizações e cirurgias. E são referenciados pela central de hospitalização também gerenciada pelas secretarias ESTADUAIS de Saúde. Portanto, os municípios sempre demandam melhorias nos estabelecimentos em nome de todos os outros municípios do entorno, assim como em nome de pacientes até de outros municípios do Brasil que necessitem de especialidades dos estabelecimentos demandadas por eles.