Secretário do Meio Ambiente de Torres realiza voo para verificação dos focos de queimadas

Conforme o secretário Júlio Agápio averiguou na tarde de quinta-feira (23), em 50 minutos de voo, num trecho compreendido entre Terra de Areia e São João do Sul (SC), foi possível constatar que toda a região está com problemas pelos focos pontuais de queimadas

24 de abril de 2020

Na tarde desta quinta-feira (23), o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Torres, Júlio Agápio, realizou um voo para verificação dos focos de queimadas no município e região. “Em 50 minutos, num trecho compreendido entre Terra de Areia e São João do Sul, foi possível constatar que toda a região do litoral norte está com sérios problemas de focos pontuais de queimadas, as quais geram um volume de fumaça que traz enormes prejuízos a população”, ressaltou.

No Município de Torres existia no momento apenas um ponto de queimada que está localizado na Vila São João – o qual vinha sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros (com apoio da administração municiopal) há mais de 5 dias.

Os pontos mais críticos foram identificados em lavouras de arroz no extremo sul do Estado de Santa Catarina, onde as marcas de queimadas delatam a origem da maior contribuição de fumaça nos últimos dias na região. É possível verificar também, na linha do horizonte, uma espessa fumaça no pé da serra. As queimadas para limpeza de lavouras são comuns, contudo, ilegais.

“Neste momento, em especial, na condição climática que enfrentamos, qualquer uso de fogo para limpeza de plantação, limpeza de pátio ou queima de lixo, pode gerar um foco descontrolado de incêndio e causar transtornos imensuráveis a população”, alertou Agápio.

No foco de incêndio na Vila São João, a Prefeitura de Torres instalou bombas de água para inundar o campo que está em chamas. “Vale lembrar que (o incêndio na Vila São João) se trata de um incêndio abaixo da linha do solo, muito mais difícil de controlar que um incêndio convencional. Com um esforço incessante das Secretarias de Agricultura, Obras e Meio Ambiente, com o Corpo de Bombeiros de Torres, estamos conseguindo reduzir a propagação de fumaça e logo cessaremos este incêndio”, concluiu o secretário.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados