Na segunda-feira, dia 15 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Torres realizou a 42ª sessão ordinária de 2025. Na tribuna Popular da reunião semanal o destaque foi a presença do Secretário de Planejamento da prefeitura, Guilherme Quaresma Biasi.
Em sua breve explanação na tribuna, falou sobre as ações do Executivo em seu primeiro ano de gestão e futuras obras a serem realizadas. Guilherme veio após pedido formalizado há algum tempo pelo vereador Rafael Silveira (PSDB), que questionava as obras realizadas pela municipalidade neste governo, desde 1º de janeiro, e a relação das mesmas obras efetuadas no governo atual com ações tomadas ainda pelo governo anterior (do ex-prefeito Carlos Souza, encerrado em 31 de dezembro de 2024).
Indagado justamente por esta demanda do vereador Rafael Silveira – que faz parte do trabalho de fiscalização dos gabinetes e bancadas do poder legislativo – o jovem secretário Biasi afirmou que:
1 – Festejava o número grande de obras entregues pela prefeitura no primeiro ano de trabalho, principalmente da pavimentação de vias, a pergunta principal;
2 – Avalia como “obra deste governo” as entregas, embora muitos dos recursos (e projetos) tenham sido oriundos de captação do governo anterior – junto a órgãos de outras instancias de governos e de empréstimos tomados pela prefeitura. E que, nas obras em geral, o orçamento somente ordinário é pequeno em relação aos orçamentos finais das intervenções, que recebem então recursos de emendas, ministérios, governos ou empréstimos. Ou seja: sinalizou que obras grandes dependem de articulação orçamentárias e não somente de recursos dos cofres locais.
3 – Que a demanda cobrada pelos moradores das praias do sul acerca de promessas de campanha de implementar melhorias nos locais e que foram somente feitas com recursos pretéritos, afirmou que existem vários planos para melhorias na região, como a ampliação da escola da Praia Paraiso e a construção de um calçadão na região, por exemplo.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






