Em meio aos dias de maior movimento na região, relatos feitos por moradores e comerciantes que trabalham próximo à ponte pênsil sobre o Rio Mampituba – que faz a travessia entre Torres (RS), e Passo de Torres (SC) – revelam que o limite máximo de 10 pedestres atravessando simultaneamente a estrutura está sendo descumprido. O fato ocorre apresar das placas de alerta instaladas na entrada da rampa de acesso e na parte superior da travessia.
Em um vídeo compartilhado pelo Instagram Torrica Mil Grau no dia 30 de dezembro, percebe-se que o limite estipulado chegou a ser ultrapassado em mais de 100%, com mais de 20 pessoas atravessando ao mesmo tempo. Há informações de que, nos horários de maior movimento, como nos finais de semana e no período da noite, mais pessoas estejam realizando a travessia simultaneamente.
A ponte pênsil foi recentemente reconstruída após desabar no Carnaval de 2023. O incidente causou uma morte e deixou dezenas de feridos. A estrutura foi reinaugurada em junho deste ano e teve a capacidade de travessia reduzida. Porém, mesmo com a recuperação da estrutura, o Gabinete de Assessoramento Técnico (GAT) do MP emitiu parecer pela limitação do tráfego de pessoas – que foi reduzido de 20 para 10 pessoas ao mesmo tempo.
Interdição em datas festivas de grande movimento
No dia 10 de dezembro, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) e os dois municípios. O objetivo é garantir a segurança de quem atravessa a ponte. Além de limitar o fluxo, também instituiu a interdição parcial no Natal, Ano Novo, Carnaval e festa de Nossa Senhora dos Navegantes (datas festivas de grande movimento).
Conforme o TAC, os dois municípios assumiram, de forma solidária, a obrigação de fiscalizar o cumprimento do limite máximo e a funcionalidade da ponte. As ações devem ocorrer, no mínimo, duas vezes ao ano, sendo uma a cada semestre.
Fiscalização
Apesar de ter assinado o TAC, a prefeitura de Torres confirmou ao Site Leouve que não realiza a fiscalização pontual. Contudo, afirma que cumpre a interdição determinada em conjunto com o MP. Fato que ocorreu no Natal e se repetirá no Réveillon, com o fechamento da ponte entre 8h desta terça-feira, 31 de dezembro, e 8h de 02 de janeiro. A prefeitura de Passo de Torres não se manifestou oficialmente sobre a situação. (Com informações de Leouve)