Semana começa com chuva volumosa em Torres e no Litoral Norte

Um centro de baixa pressão que avança do mar para o continente vem trazendo chuva volumosa a excessiva para pontos do Leste e, principalmente, do Nordeste do Estado.

Chuva (free-pexels-photo-459451)
6 de março de 2023

Após as chuvas fortes já registradas no sábado e domingo (04 e 05), que atingiram vários pontos do litoral norte (incluindo Torres), a semana inicia com risco de chuva volumosa em áreas do Rio Grande do Sul. Já no domingo (05) o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) anunciava ‘Alerta Vermelho (clima severo)’  para a região que envolvia parte da serra gaúcha, região metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho e Sul catarinense. “Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios,  deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco” ressaltava o alerta do Inmet.

Um centro de baixa pressão que avança do mar para o continente vem trazendo chuva volumosa a excessiva para pontos do Leste e, principalmente, do Nordeste do Estado. Os acumulados devem passar de 100 mm em alguns pontos e em setores entre a Serra e o Litoral Norte, pelo efeito do relevo, os acumulados devem ser ainda mais altos e localmente excessivos.

 

Chuva forte deve seguir

 

De acordo com a meteorologista Estael Sias, da Metsul Meteorologia (em matéria do site LeOuve), os volumes de chuva já foram altos no final da semana que passou pela influência desta área de baixa pressão e devem se elevar muito mais neste começo de semana à medida que o sistema se aproxima da costa e chega ao continente.

Serra, Litoral Norte, os vales, Porto Alegre e a Região Metropolitana são as zonas de maior risco de chuva volumosa a localmente excessiva. Torres terminou domingo (05) e iniciou a segunda (06) em meio a fortes chuvas, situação que deve se manter pelos próximos dias. Segundo a Metsul Meteorologia, a instabilidade tende a se intensificar com precipitação mais forte entre segunda e a terça-feira (06 e 07) à medida que a baixa pressão se aproxima e chega ao continente. No extremo Nordeste gaúcho, entre os Aparados da Serra até a região de Torres a Terra de Areia. Alguns pontos podem somar mais de 200 mm de chuva.

 

*com informações de LeOuve e Metsul Meteorologia

 

 

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados