Sob um forte sol e bonita apresentação da banda da EMF Alcino Pedro Rodrigues, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (02 de setembro), a Semana da Pátria 2024 em Torres. A cerimônia ocorreu na Praça XV de Novembro (centro de Torres), em frente ao Centro de Atendimento ao Turista, às 8h30min, com a participação do prefeito Carlos Souza.
O fogo simbólico saiu inicialmente do Corpo de Bombeiros (onde havia chegado no dia 21 de agosto), sendo conduzida até a praça central pelos representantes da instituição, da Banda Marcial da EMF Alcino Pedro Rodrigues – além do Padre Leonir, acompanhado da comissão do Bicentenário do Patrimônio Histórico da Igreja Matriz São Domingos.
As atividades da Semana da Pátria iniciaram com o acendimento da pira próximo ao CAT pelo prefeito e o secretário de Educação, Alceu de Matos Scheffer. Na oportunidade, o prefeito agradeceu a todos que se envolveram no evento, citando a parceria do Corpo de Bombeiros Militar e presença do Sargento Costa, do Grupo Escoteiro do Mar Ilha dos Lobos, da Brigada Militar, da Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura e equipe da Secretaria de Educação. Em sua fala, Carlos reforçou “o amor do brasileiro e do gaúcho pela Pátria”, lembrando também da Semana Farroupilha que virá em breve e do amor ao Rio Grande e sua reconstrução.
Também manifestaram-se na oportunidade o Secretário de Educação de Torres, que agradeceu a parceria e convidou a todos para o Desfile Cívico e ainda a representante da comissão do Bicentenário da Igreja Matriz São Domingos, Rose Bernardo que salientou gratidão pelo Bicentenário ser escolhido como tema municipal dentro da Semana da Pátria. Já o tema estadual é “40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa Missão de Paz da ONU”, e, nacionalmente, o tema da semana é “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”.
Participaram da cerimônia secretários municipais, alunos e professores da EMF Alcino, parceiros do evento, e comunidade em geral. A apresentação da banda, regida pelo maestro Rodrigo Pacheco, chamou a atenção pela execução dos hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, além do repertório geral de canções, como o clássico “Balão Mágico”.
Entre os dia 2 ao dia 6 de setembro, a guarda da pira será realizada pelas entidades participantes do Desfile Cívico (cerca de 35). No dia 7 de setembro, será levada ao local do Desfile Cívico que este ano acontecerá na Avenida Benjamin Constant.
Desfile no dia 07 de setembro (sábado)
A principal programação da Semana, o Desfile Cívico, voltará a ocorrer na Avenida Benjamin Constant, no próximo dia 7 de setembro, sábado, a partir das 8h30min. “A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria de Educação, convida a população para acompanhar o Desfile, na data que comemora-se o Dia da Independência do Brasil, Declaração de Independência do Império Português em 1822”, concluí a municipalidade.