SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: Caminhada da Inclusão mobilizou comunidade em Torres

No evento deste sábado (23), o percurso iniciou na Praça da SAPT e seguiu até os quiosques da beira-mar, reforçando a importância da acessibilidade, do respeito e da valorização da diversidade.

24 de agosto de 2025

Na manhã deste sábado, 23 de agosto, Torres foi palco da Caminhada da Inclusão, atividade que reuniu grande número de participantes dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O percurso iniciou na Praça da SAPT e seguiu até os quiosques da beira-mar, reforçando a importância da acessibilidade, do respeito e da valorização da diversidade.

O evento contou com a presença do prefeito, Delci Dimer, acompanhado do vice-prefeito, André Pozzi, da primeira-dama, Cibele Poli Messinger e da segunda-dama, Fernanda Bitelo, além da secretária de Educação, Rosa Lummertz e da secretária de Assistência Social, Michele Brocca.

Anúncio 1

A caminhada foi marcada pelo clima de integração e pelo engajamento da comunidade, que aderiu de forma expressiva à iniciativa.

A Semana da Deficiência tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão social, promovendo atividades que estimulam a reflexão sobre direitos, oportunidades e qualidade de vida das pessoas com deficiência. Em Torres, a programação segue com diferentes ações voltadas à conscientização e ao fortalecimento de políticas públicas inclusivas.

Anúncio Slider Meio

 

Sobre a Semana Nacional da Deficiência

A história da Semana da Pessoa com Deficiência no Brasil remonta aos anos 1960, impulsionada pela Federação Nacional das APAES (Fenapaes), que a celebra desde 1963. O movimento, que se expandiu e foi oficializado posteriormente, visa conscientizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas com deficiência, combater o preconceito e promover a inclusão social e a garantia de direitos.

Estes movimentos ganharam mais força especialmente após a instituição do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro de 2005 – e a criação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (entre 21 e 28 de agosto) pela Lei nº 13.585/2017.

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

 

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados