De 27 de setembro até 3 de outubro, o Brasil e o Rio Grande do Sul celebram a Semana da Pessoa Idosa – marcando o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro. Além de celebrar a sabedoria e contribuição dos mais experientes, no Brasil a data tem como objetivo, entre outros, disseminar, especialmente entre a população idosa, o conhecimento dos direitos e garantias estabelecidos no Estatuto do Idoso.
Em Torres já existe Conselho do Idoso
A cidade de Torres já avança com mais representatividade na luta pela melhoria da qualidade de vida dos idosos. Já existe, inclusive, o Conselho Municipal do Idoso de Torres, além do trabalho estruturado da Pastoral do Idoso de Torres. O Conselho já realizou duas conferências municipais sobre o tema, levando muita gente a prestigiar as sábias ideias sugeridas pelos mais experientes que dirigem as entidades de apoio à categoria social. Da mesma forma, a entidade tem tido a missão de ‘cutucar’ as autoridades sobre a necessidade de estruturas básicas para a qualidade de vida e segurança de pessoas com mais idade.
Pandemia e restrições
Nos últimos meses os idosos estão passando por restrições mais rígidas que a população mais jovem – por conta da pandemia de Covid-19. No caso de Torres, por exemplo, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dona Ingrid Emmer, está há mais de sete meses em quarentena. A ‘guerreira’ participante de vários Conselhos Sociais da cidade, além de ser presidente do Conselho de Idosos costumava estar presente em diversos eventos que aconteciam em Torres. Mas agora está se resignando e ficando em casa para não correr o risco de se contaminar com o novo Coronavírus.
Mas Dona Ingrid, com seus mais de 80 anos, entrou em contato com A FOLHA para lembrar que em breve estará de volta de forma presencial nas atividades. E que a defesa da qualidade de vida dos idosos continua sendo pensada, mesmo em estado de quarentena.
Torres já tem inclusive candidato a vereador que quer representar especificamente os idosos, uma forma de provar a militância da categoria na cidade. O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior percentual de idosos do país – 18,2% da população gaúcha tem mais de 60 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 – e com a terceira maior expectativa de vida, 76,8 anos, segundo estudo da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.