Na última quarta-feira, dia 6 de julho, o senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – recebeu a visita do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq –, Eduardo Nery. A pauta central do encontro foi o Porto de Arroio do Sal, no litoral norte gaúcho. O parlamentar saiu animado e afirmou que a fase de licenciamento, com a agência, deverá ser concluída em até 30 dias.
Heinze, grande entusiasta do novo Porto, explica o status do projeto. “Conversei com a equipe técnica e a previsão é publicar já na próxima semana um anúncio de disponibilidade. Trata-se de uma etapa de formalização prévia para emissão da licença da ANTAQ. A nossa expectativa é concluir essa etapa até o final de julho”, ressaltou Heinze.
Novo porto: a iniciativa contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas. A proposta inclui também um calado inicial de 17 metros, o que permite a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos. A estimativa é que sejam investidos R$ 6 bilhões, oriundos da iniciativa privada.
Durante o diálogo, com o diretor-geral, Heinze também cobrou celeridade no andamento do processo da hidrovia da Lagoa Mirim. Uma reunião para tratar sobre esse assunto está marcada para a próxima quarta-feira, dia 12, também com a presença do embaixador uruguaio no Brasil, Guilhermo Valles.