Sessão especial do filme ‘Legalidade’ em destaque no ciclo de novembro do Cineclube Torres

Recente filme gaúcho (foto) - que teve cenas gravadas em Torres - é um dos destaques do ciclo de novembro - que verterá sobre principalmente sobre a questão dos direitos humanos

6 de novembro de 2019

Em novembro, a programação do Cineclube Torres verterá sobre a questão dos Direitos Humanos, com premiados filmes nacionais e internacionais representando alguns dos aspectos desta vasta temática. Paralelamente haverá também a exibição de curtas para turmas escolares, integrando o Circuito Difusão da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, do qual o Cineclube Torres participa desde 2013.

Na última segunda, dia 4/11, o recente filme brasileiro “Mãe só há uma” da diretora e roteirista Anna Muylaert, abriu o ciclo com uma janela sobre a questão de identidade de gênero de um adolescente, ainda numa fase de experimentação e descobertas. Quando ele desvenda o fato de ter sido roubado na maternidade, se vê obrigado a conviver com a família biológic –  que o aguardava cheia de expectativas. Mas que não parece aceitar os comportamentos fora dos “padrões” revelados pela complexa personalidade do menino.

A restante programação do mês terá vários outros temas relativos aos Direitos Humanos, como por exemplo a migração a partir de país subdesenvolvidos, no filme senegalês “O Barco da Esperança” (La Pirogue), que será exibido no dia 11. O filme foi cedido gentilmente a partir da plataforma IFCinema, com apoio do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França.

Completam o ciclo no dia 18 – em sessão alusiva ao dia da consciência negra – o filme “Temporada”, do jovem diretor negro André Novais Oliveira sobre uma mulher da periferia de Belo Horizonte (a magnífica Grace Passô). E no dia 25 o mais recente filme da libanesa Nadine Labaki, “Cafarnaum”, premiado em Cannes, com a estória de abuso e violência envolvendo um menino e a sua luta diária pela sobrevivência num ambiente pobre e hostil, encerra o cliclo.

Todas as sessões, exceto estão previstas para ocorrerem no Auditório da Casa da Terra (Rua José Antônio Picoral, 171 –  antigo Centro Municipal de Cultura), às 20h das segundas-feiras – e sempre com Entrada Franca.

 

Sessão especial com o recente filme gaúcho ‘Legalidade’ no dia 13 de novembro

 

No dia 13 de novembro (quarta-feira), às 20h, uma sessão especial vai ser realizada no Auditório da Ulbra Torres (Rua Universitária, 1900).  – em parceria com San Lopez Produções, para apresentação do recente filme “Legalidade” com a presença do diretor Zeca Brito. O filme que a atingiu a marca de mais de 15mil em cinemas espectadores desde o seu lançamento (em Setembro), reconstrói a épica resistência de Brizola e do povo gaúcho contra uma primeira tentativa de golpe militar em 1961.

Estrelado por Cleo Pires e pelo saudoso Leonardo Machado (falecido ano passado, antes da obra estrelar), o filme teve algumas cenas rodadas na praia de Torres –  embora para representar paisagens do Uruguai. O ingressos é uma doação de 1kg de alimento não perecível ou doação espontânea, disponíveis no Restaurante Girardi (Av. Silva Jardim, 12).

 

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados