Na segunda-feira, dia 10 de junho, antes da sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Torres, o Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Carlos Jacques, conduziu uma Sessão Solene para entrega de diversas homenagens. Primeiramente houve congratulação ao CREA-RS que completou 85 anos de fundação em 30 de maio de 2019.
Depois foi Almir Porto Rocha Filho que recebeu das mãos do Vereador Gibraltar Vidal, o Título de Cidadão Honorário do Município de Torres. O Vereador Gimi prestou ainda homenagem ao cidadão torrense Paulo Raupp Carlos, que recebeu certificado de Honra ao Mérito pela conservação da Lagoa do Violão, feita de forma sistêmica e sem nenhum pedido de contrapartida da sociedade, considerado um exemplo de amor ao lugar onde mora.
A seguir o coordenador de eventos esportivos Igor Beretta recebeu Moção de Congratulações, requerida também pelo Vereador Gimi, pela organização do Campeonato Casa São Paulo – 2019, da mesma forma, os três times que ficaram com as primeiras colocações no certame foram homenageados – no caso Amigos (campeão); Mercenários (vice-campeão) e Atlético CDR (3º lugar). Nasser Samhan, dono da Casa São Paulo, também participou da entrega dos títulos aos homenageados do Campeonato de Futebol.
O projeto ‘Primeiros Socorros, Salvando Vidas e Resgatando Almas’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, também foi reconhecido pelos atendimentos prestados aos munícipes, através da entrega de certificados requeridos pelo Vereador Fábio da Rosa a Andrea de Melo – idealizadora do projeto – e aos alunos Greyce Augustino Nunes de Souza e Mikael Ruan de Carlos – que através dos ensinamentos do Projeto, prestaram socorro no dia 18 de abril a duas vítimas de arma branca com quadro de hemorragia
O Vereador Fábio realizou ainda a entrega de homenagens também aos Integrantes da Invernada Mirim do CTG Querência das Torres e ao Instrutor Thales Veiga, a Coordenadora artística Solange Azevedo Guimarães, a Coordenadora Cultural Mariana Boaventura, ao Patrão Alcides de Quadros Bueno e ao Capataz José Ferreira Joaquim.
Homenageado tanto elogia quanto critica ações públicas em prol do esporte
Igor Bereta, em seu pronunciamento na ocasião das homenagens, lembrou um pouco da trajetória que fez o sucesso do Campeonato Casa São Paulo de Futebol Sete, que teve participação de mais de 40 equipes da região e distribuiu cerca de R$ 20.000,00 em prêmios. Lembrou, também, da importância da criação da Liga de Futebol Torrense (LIFT) pelos desportistas, o que ofereceu a sociedade um novo olhar para as competições.
Mas o jovem empreendedor dos desportos da cidade também lamentou os entraves que teve em 2018 – pela falta de interesse da sociedade e autoridades dos desportos ao negar a utilização de um ginásio, negação esta que atrapalhou a implementação da realização do campeonato de Futsal Feminino. Para Igor, isto mostra que infelizmente ainda existem preconceito e desigualdade para com as mulheres no segmento desportivo. Concluindo sua participação na tribuna, ele praticamente implorou que a Comissão de Esporte da Câmara de Vereadores inicie uma trajetória para que, em conjunto e independente de cores partidárias, trabalhe para que a cidade de Torres volte a ter um Ginásio Municipal público