Na segunda-feira, dia 10 de junho, antes da sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Torres, o Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Carlos Jacques, conduziu uma Sessão Solene para entrega de diversas homenagens. Primeiramente houve congratulação ao CREA-RS que completou 85 anos de fundação em 30 de maio de 2019.
Depois foi Almir Porto Rocha Filho que recebeu das mãos do Vereador Gibraltar Vidal, o Título de Cidadão Honorário do Município de Torres. O Vereador Gimi prestou ainda homenagem ao cidadão torrense Paulo Raupp Carlos, que recebeu certificado de Honra ao Mérito pela conservação da Lagoa do Violão, feita de forma sistêmica e sem nenhum pedido de contrapartida da sociedade, considerado um exemplo de amor ao lugar onde mora.
![](https://afolhatorres.com.br/wp-content/uploads/2019/06/PAG-27-homenagem-câmara-4-300x200.jpg)
![](https://afolhatorres.com.br/wp-content/uploads/2019/06/PAG-27-homenagem-3-300x200.jpg)
A seguir o coordenador de eventos esportivos Igor Beretta recebeu Moção de Congratulações, requerida também pelo Vereador Gimi, pela organização do Campeonato Casa São Paulo – 2019, da mesma forma, os três times que ficaram com as primeiras colocações no certame foram homenageados – no caso Amigos (campeão); Mercenários (vice-campeão) e Atlético CDR (3º lugar). Nasser Samhan, dono da Casa São Paulo, também participou da entrega dos títulos aos homenageados do Campeonato de Futebol.
O projeto ‘Primeiros Socorros, Salvando Vidas e Resgatando Almas’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, também foi reconhecido pelos atendimentos prestados aos munícipes, através da entrega de certificados requeridos pelo Vereador Fábio da Rosa a Andrea de Melo – idealizadora do projeto – e aos alunos Greyce Augustino Nunes de Souza e Mikael Ruan de Carlos – que através dos ensinamentos do Projeto, prestaram socorro no dia 18 de abril a duas vítimas de arma branca com quadro de hemorragia
O Vereador Fábio realizou ainda a entrega de homenagens também aos Integrantes da Invernada Mirim do CTG Querência das Torres e ao Instrutor Thales Veiga, a Coordenadora artística Solange Azevedo Guimarães, a Coordenadora Cultural Mariana Boaventura, ao Patrão Alcides de Quadros Bueno e ao Capataz José Ferreira Joaquim.
![](https://afolhatorres.com.br/wp-content/uploads/2019/06/PAG-27-homenagem-2-300x200.jpg)
Homenageado tanto elogia quanto critica ações públicas em prol do esporte
Igor Bereta, em seu pronunciamento na ocasião das homenagens, lembrou um pouco da trajetória que fez o sucesso do Campeonato Casa São Paulo de Futebol Sete, que teve participação de mais de 40 equipes da região e distribuiu cerca de R$ 20.000,00 em prêmios. Lembrou, também, da importância da criação da Liga de Futebol Torrense (LIFT) pelos desportistas, o que ofereceu a sociedade um novo olhar para as competições.
Mas o jovem empreendedor dos desportos da cidade também lamentou os entraves que teve em 2018 – pela falta de interesse da sociedade e autoridades dos desportos ao negar a utilização de um ginásio, negação esta que atrapalhou a implementação da realização do campeonato de Futsal Feminino. Para Igor, isto mostra que infelizmente ainda existem preconceito e desigualdade para com as mulheres no segmento desportivo. Concluindo sua participação na tribuna, ele praticamente implorou que a Comissão de Esporte da Câmara de Vereadores inicie uma trajetória para que, em conjunto e independente de cores partidárias, trabalhe para que a cidade de Torres volte a ter um Ginásio Municipal público