Na última segunda-feira, dia 11 de dezembro, uma Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores de Torres homenageou o aniversário de 60 anos da rádio local Maristela, além de outras vários destaques solicitados através de decretos legislativos de vereadores da casa neste ano de 2017.
Luiz Gonzaga Inácio (in memorian) recebeu homenagem póstuma de Cidadania Honorária da cidade. O engenheiro deixou saudades em Torres, e na sessão da Câmara foi a pessoa que mais levou amigos de vários setores sociais e profissionais para participar das honrarias.
Manoel Antônio Pereira recebeu o título de cidadão Emérito; e o torrense e jogador de Basquete Matheus Malhão Hertzog recebeu a homenagem da Câmara por ter se consagrado Campeão Estadual de Basquete adulto em Santa Catarina, jogando pela equipe APAB, de Blumenau.
60 anos deixam marcas na sociedade
A homenagem à Rádio Maristela foi a que prolongada na sessão. Por ser uma estação de rádio popular e com motivos sociais em Torres – desde sua fundação e se comportando como tal (mesmo sendo uma emissora comercial) – pessoas de várias atividades e autoridades fizeram questão de deixar seus recados sobre a importância da rádio na história de Torres. Até o o deputado estadual Tiago Simon filho do ex-senador e ex-governador do RS, Pedro Simon – prestigiou a homenagem e falou em tribuna.
Além da participação comunitára, os 60 anos de uma rádio em cidade de interior possibilita que muitos cidadãos locais tenham feito parte ativa destes anos da emissora. Consequentemente, atuais figuras conhecidas na cidade – inclusive diretores de outras rádios – também acabaram aparecendo nas homenagens. E dos vereadores atuais da Câmara Municipal, o vereador Rogerinho também teve passagem pela emissora, através de programas de seu pai e dele mesmo na rádio torrense. E Rogerinho fez questão de falar sobre isto em discurso de tribuna na Sessão Solene.
Anualmente a casa legislativa edita sessões para entregar homenagens sugeridas por vereadores torrenses no passar do ano.