Show de surf em ondas desafiadoras marcou evento nacional na Praia dos Molhes, em Torres

Neste domingo (26), a paulista Sol Carrion e cearense Cauet Frazão festejam vitórias no CBSurf Taça Brasil Torres RS – em evento que teve participação de campeão mundial de surf e ainda definição do campeão gaúcho

Cauet Frazão (CE). Foto: David Castro / CBSurf.
27 de outubro de 2025

A campeã paulista Sol Carrion e o cearense Cauet Frazão festejaram as primeiras vitórias em etapas da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), neste domingo (26) no Rio Grande do Sul. Na Praia dos Molhes (Torres, RS) foi finalizada a penúltima etapa da Taça Brasil 2025  sendo que a última já começou nesta segunda-feira na Guarda do Embaú, em Palhoça (SC)

Os títulos no CBSurf Taça Brasil Torres RS valeram o mesmo prêmio de R$ 10.000, com Sol Carrion deixando a gaúcha Alexia Monteiro em segundo lugar e as catarinenses Tainá Hinckel em terceiro e Kiany Hyakutake em quarto. Na decisão masculina, Cauet Frazão bateu o novo líder da Taça Brasil, Yuri Gabryel, de apenas 16 anos, com os também catarinenses Lucas Haag e Heitor Mueller ficando em terceiro e quarto (respectivamente).

Anúncio 1

Os campeões Sol Carrion (SP) e Cauet Frazão (CE). Foto: David Castro / CBSurf.

 

Com os 5.000 pontos da vitória, Cauet Frazão saltou da 19ª para a 10ª posição no ranking da Taça Brasil, entrando provisoriamente na lista dos surfistas que completarão a elite da CBSurf no Campeonato Brasileiro de 2026. Quem já deu um importante passo para confirmar seu nome nesta elite, foi o catarinense Yuri Gabryel de apenas 16 anos, que tirou a liderança do ranking do paulista Diego Aguiar.

Anúncio Slider Meio

“Na real, quero só agradecer todo mundo, a Deus, a minha família, meus patrocinadores, apoiadores e tô amarradão”, disse Cauet Frazão“Eu conheci várias pessoas boas aqui em Torres, que deixaram a energia lá em cima, sempre me motivando, me incentivando e isso me deixou muito tranquilo. Até antes da virada, eu tava mantendo a calma e a confiança que ia virar a bateria.

Esta foi a segunda final consecutiva da campeã paulista Sol Carrion em etapas da Taça Brasil. Com os 5.000 pontos do título, ela subiu da 16ª para a 10ª posição no ranking, e segue para a etapa final em busca do seu lugar na elite nacional.

“Estou muito feliz de ter vencido”, disse Sol Carrion. “Foi um início de campeonato bem difícil, muita correnteza, quase nem consegui surfar nas duas primeiras fases, mas ontem já peguei ondas melhores, hoje também, apesar da água estar bem mais gelada agora. Eu passei os 10 primeiros minutos muito nervosa, cometi alguns erros, mas voltei pro fundo, sentei, respirei, coloquei minha cabeça no lugar, tracei a estratégia na mente e consegui seguir ela como tinha que ser feito. Estou muito feliz de ter conseguido manter a calma, ter achado boas ondas e surfar bem”. 

 

Gustavo Borges é tricampeão Gaúcho de Surf

FOTO – Thiago Rausch (e) com o campeão Gaúcho de Surf, Gustavo Borges (d)

 

Antes disso, no sábado (25), o terceiro dia do CBSurf Taça Brasil Torres definiu também o Campeão Gaúcho de Surf de 2025. O evento valeu pontos também para o circuito estadual – e os torrenses Tiago ‘Perereca’ Braga e Gustavo Borges, principais concorrentes ao título, foram protagonistas de uma disputa acirrada.

Perereca avançou em sua bateria na segunda fase ao lado de uma lenda do esporte – Adriano de Souza ‘Mineirinho’ (Campeão Mundial de Surf em 2015), que abrilhantou o evento com sua presença e um show nas ondas dos Molhes.

Mesmo com o bom resultado, Perereca acabou sendo eliminado na Terceira Fase, mesma fase em que Gustavo Borges também se despediu da competição, no sábado de tarde.  Mas no somatório dos pontos (entre todas as etapas do ano), por uma pequena diferença, Gustavo garantiu seu terceiro título gaúcho de surf (sendo que já havia sido campeão em 2022 e 2023).

CBSurf Taça Brasil Torres RS foi uma realização da Federação Gaúcha de Surf (FGS) e Associação dos Surfistas de Torres (AST) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e contou com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Turismo (SETUR), Prefeitura de Torres, Sesc Fecomércio Senac e apoio de Planeta Surf Board Shop, Mormaii, Ulbra Torres, RMS Telecom, Hotel Jardim do Mar, Restaurante Guarita, À Lenha Pizzaria Restaurante e Gobbo Pizzas Artesanais.

 

RANKING CBSURF TAÇA BRASIL 2025 – após 7 etapas:

(são computados os 4 melhores resultados)

 

TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA:

1.o: Yuri Gabryel (SC) – 19.100 pontos

2.o: Diego Aguiar (SP) – 16.650

3.o: Israel Junior (RN) – 16.200

4.o: Marcos Correa (SP) – 15.200

5.o: Renan Pulga (SP) – 14.850

6.o: Alex Ribeiro (SP) – 14.250

7.o: Douglas Silva (PE) – 13.600

8.o: Rafael Teixeira (ES) – 12.000

9.o: Rafael Barbosa (RN) – 12.000

10.o: Cauet Frazão (CE) – 11.500

 

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:

1.a: Juliana dos Santos (CE) – 20.150 pontos

2.a: Julia Nicanor (SP) – 18.450

3.a: Laiz Costa (RJ) – 16.500

4.a: Silvana Lima (CE) – 16.000

5.a: Mayara Zampieri (SP) – 15.600

6.a: Juliana Meneguel (SP) – 15.000

7.a: Mariana Areno (RJ) – 14.550

8.a: Maria Autuori (SC) – 14.150

9.a: Aurora Ribeiro (SE) – 12.900

10.a: Sol Carrion (SP) – 12.500

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados