Sicredi Caminho das Águas chega aos 99 anos e comemora marca de 75 mil associados

Criada em 1923, instituição financeira cooperativa segue fiel ao propósito de seus fundadores

Celso Trentin, presidente da Sicredi Caminho das Águas (Crédito: Sandra Schierholt, divulgação)
24 de outubro de 2022

Na semana que antecede seu 99º aniversário, no próximo dia 28 de outubro, a Sicredi Caminho das Águas comemora a marca de 75 mil associados. A instituição financeira cooperativa, criada em 1923, em Rolante, por um grupo de 26 pequenos produtores liderados pelo Pe. Jorge Annecken, segue fiel ao propósito de liberar o potencial de pessoas e negócios nos 33 municípios de sua área de atuação, no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. “É um sentimento de muita alegria, de realizações, e com o compromisso de, enquanto estivermos à frente da cooperativa, buscarmos cada vez mais fortalecê-la e seu quadro de associados para que vá em frente e siga por muitos e muitos anos”, afirma Celso Agustinho Trentin, presidente da cooperativa e Semeador da Cooperação há 25 anos.

Rumo ao centenário, em 28 de outubro de 2023, uma série de ações e homenagens está sendo programada para celebrar a data e com o objetivo de engajar associados, colaboradores e comunidades. “A nossa visão compartilhada é, dentro do nosso centenário, atingir 100 mil sócios, assim incluiremos mais pessoas no círculo virtuoso do cooperativismo. Quanto mais pessoas tivermos inseridas na cooperativa, mais conseguiremos, além de desenvolver as comunidades, deixar os nossos recursos para as pessoas da nossa comunidade”, salienta Trentin. “Para celebrar nosso centenário, estamos planejando desenvolver uma série de ações em nossos municípios para, acima de tudo, festejar e celebrar junto com a comunidade esse período de 100 anos”, acrescenta.

No intuito de se aproximar cada vez mais das pessoas, também estão previstas a criação de novas cooperativas escolares e inaugurações de novas agências. “As cooperativas de crédito estão fazendo o inverso das instituições financeiras convencionais. Enquanto os bancos fecham agências e priorizam o digital, nós estamos abrindo agências “fisitais” (físicas + digitais). As ferramentas estão aí para serem usadas, mas precisamos ajudar as pessoas a usar bem a tecnologia.  Cada vez mais a gente prega recebermos as pessoas e sermos consultores dos negócios dos nossos associados, visitando e sabendo como estão, se há alguma dificuldade. Isso é essencial para a gente, estarmos próximos”, reforça o presidente.

 

Movimento Teal – Mais autonomia na tomada de decisões

 

Desde 2019, a Sicredi Caminho das Águas integra o Movimento Teal. Conforme a guardiã da prosperidade da cooperativa, Paula Dal Castel Becker, o principal diferencial das organizações Teal é a forma como se estruturam e tomam decisões, destacando-se por mais autonomia, propósito, agilidade e cuidado nas relações. Ela acrescenta que a Sicredi Caminho das Águas se insere nesse contexto por acreditar que relações horizontais, sem hierarquias rígidas e com um ambiente seguro e de confiança contribuem para liberação do potencial humano e das comunidades, e que pessoas atuando com autonomia e responsabilidade são mais felizes e engajadas com o propósito da instituição.

“Organizações Teal são comparadas a organismos vivos, que substituem a pirâmide hierárquica por sistemas fluidos de autoridade distribuída e inteligência coletiva. Promovemos a integralidade que convida a largar a máscara, reivindicar a integridade interior e trazer o que somos para o trabalho”, explica. “Os ambientes são leves e saudáveis. Todos têm voz, se desenvolvem e atuam com autonomia e responsabilidade”, conclui Paula.

 

Sobre a Sicredi Caminho das Águas

 

Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 75 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e  Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por 108 cooperativas distribuídas pelo Brasil.


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados