Sindilojas de Torres constata queda de 13% nas vendas no 1º semestre de 2018 comparadas com 2017

Por outro lado pesquisa aponta mais ânimo do consumidor para compras de presentes no Dia dos Pais

28 de julho de 2018

Na última quarta-feira, o Sindicato dos Lojistas de Torres e região (Sindilojas) respondeu para A FOLHA um pedido de avaliação do movimento do comércio em Torres, nos primeiros seis meses de 2018 (entre janeiro e junho), comparados com o ano passado (2017).  E no resumo da enquete realizada pelo sindicato, a média de queda foi de 13% como resultado final no período.

O levantamento foi feito através de uma amostragem de comerciantes da cidade que representam a média dos perfis estabelecidos locais.  Os percentuais foram todos negativos e se localizaram no espaço entre -20% e – 7%, sempre relacionando os seis meses de 2018 quando comparados com o mesmo período do ano passado.

A queda média de 13 % conforme informa o presidente do Sindilojas, Nasser Samhan, estaria se dando por conta da queda da atividade econômica no Brasil nos últimos anos. Para Nasser, o reflexo existe por conta da notória falta de coragem dos consumidores de se endividarem ou de comprarem artigos que não estariam nas prioridades das famílias e de prioridades individuais.

O presidente do sindicato –  que também é lojista – estranha esta queda de venda também em sua empresa. Desde sua entrada na administração da loja da família em Torres, a empresa nunca havia caído em venda, medindo por avaliações absolutas. É a primeira vez.

 

Dia dos Pais projeta aumento de vendas

 

As vendas para o Dia dos Pais de 2018 devem registrar desempenho melhor para o comércio. Em relação ao ano passado, o esperado é uma alta real de 3% a 4%, segundo Avaliação Econômica realizada pela Fecomércio-RS e divulgada na terça-feira (24).

A Avaliação Econômica da Fecomércio-RS apurou que a alta das vendas deve favorecer alguns segmentos específicos do comércio, especialmente com a continuidade das baixas temperaturas nos dias que antecedem a data comemorativa. Assim, o varejo de roupas, calçados, vinhos e chocolates devem ser os mais procurados pelos consumidores.

Pelo critério de preços, vinhos e chocolates têm maior chance de emplacar entre os consumidores por apresentarem opções com valores mais acessíveis. Artigos tradicionais como equipamentos e materiais de escritório e de informática também costumam ter elevação das vendas em relação a outras épocas do ano.


Publicado em: Economia






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