Na última terça-feira (19), skatistas e simpatizantes do esporte reuniram-se para, por conta própria, efetuarem uma operação ‘tapa-buracos’ na Pista Pública de Skate de Torres – junto a Praça Pinheiro Machado. Conforme Guilherme Pereira, que é secretário da União Torrense de Skate (UTS), o objetivo principal da ação foi efetuar reparos e consertar buracos, uma vez que a pista estava em péssimo estado de conservação, tornando-se perigosa para os skatistas que a utilizam.
A operação de reparos teve apoio da loja de material de construção Avenida – que doou o material utilizado pelos voluntários nos consertos. “Conseguimos tapar a maior parte dos buracos, mas os reparos duram poucos meses, e ainda tem outros problemas, porque os ferros dos obstáculos da Pista Pública estão soltos e com pontas afiada, enferrujadas. Consertar isso ia requerer bem mais dinheiro e mão de obra, e no momento não temos condições”, lamentou Guilherme Pereira.
Entretanto,a UTS espera que esta operação tapa-buracos voluntária seja o ponto de partidas para uma perspectiva mais otimista aos skatistas de Torres. Isso porque, segundo foi repassado ao grupo pelo Secretário Municipal de Planejamento, Matheus Junges, até o mês que vêm devem ter início os trabalhos pela realização do projeto de uma nova (e moderna) pista de skate em Torres – demanda antiga dos praticantes desse esporte na cidade.
“A gente já fez umas 5 reuniões esse ano com secretários e prefeito (Carlos Souza), sendo que eles nos garantem que estão trabalhando na situação e temos algum diálogo. Mas até agora nada concreto. Inclusive o início deste projeto (de uma nova pista de skate em Torres) era pra ter ocorrido há um mês – pelo que a prefeitura havia nos dito na última reunião, mas parece que tiveram atraso por terem que reajustar o termo de referência”, explicou Guilherme Pereira.
Enquanto a ideia de uma nova pista de skate em Torres não sai do papel – e em meio a grande popularização do esporte no município – a UTS e voluntários se viram na necessidade de fazer essa nova ação ‘tapa-buracos’ na pista da praça Pinheiro Machado, pra que o espaço ao menos entre o verão com condições mínimas de utilização. “Agora estamos necessitando de apoiadores pra ajudar com a tinta pra dar mais uma revitalizada e pra ajudar a conservar os reparos (da atual Pista Pública de skate em Torres) ”
Posicionamento da prefeitura quanto ao projeto da nova pista
O jornal A FOLHA contatou o secretário de Planejamento de Torres, Matheus Junges, para sondar sobre o andamento do projeto para a tão aguardada nova pista de skate Torres. Conforme o secretário, o projeto da nova pista é um compromisso da Prefeitua de Torres, sendo que o mesmo está atualmente em fase de contratação.
“Como é um projeto bem específico , preferimos contratar uma empresa especializada para fazer (o projeto da pista). Este processo de contratação ainda está tramitando, a empresa ainda não foi definida. Assim que projeto for finalizado, inicia-se a fase de buscar recursos para execução da obra da nova pista”, concluiu Matheus Junges.