Tapetes da Solidariedade em Torres: Corpus Christi em prol dos desabrigados das enchentes

Nesta quinta-feira (30 de maio) de manhã, os fiéis da Igreja e simpatizantes da causa se reuniram no entorno da Praça Getúlio Vargas e Igreja Santa Luzia, para elaborarem os tradicionais tapetes de Corpus Christi (ação com cunho social)

30 de maio de 2024

Como em todos os anos, a Paróquia São Domingos, da Igreja Católica de Torres, esteve a frente de suas atividades em comemoração ao dia de Corpus Christi – que é feriado em Torres (e na maioria dos lugares do Brasil). E nesta quinta-feira (30 de maio) de manhã, os fiéis da Igreja e simpatizantes da causa se reuniram no entorno da Praça Getúlio Vargas e Igreja Santa Luzia, para elaborarem os também tradicionais tapetes de Corpus Christi.

Estes tapetes estão associados ao momento em que, conforme a Bíblia Sagrada, Jesus chegou em Jerusalém – quando os fiéis jogaram ramos que forraram o caminho por onde Ele passou. Na atualidade, os tapetes construídos pelos fiéis servem para a passagem da procissão liderada pelo Padre da paróquia que conduz o ostensório. Antes feitos com serragem, nos últimos anos os tapetes tem sido feito de outra forma aqui em Torres, e com cunho social

Em 2024, além de celebrar a eucaristia, o Dia de Corpus Christi também foi de solidariedade em favor das famílias atingidas pelas enchentes do estado gaúcho. O material utilizado para ornar os tapetes foram roupas, material de limpeza, brinquedos, cobertas… e todos os donativos arrecadados vão ser para os desabrigados que foram acolhidos na região do litoral, pessoas que tiveram suas vidas assoladas pelas fortes chuvas e enchentes recentes. Esta foi a recente orientação do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, durante a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP).

Às comunidades da Paróquia São Domingos, Escola São Domingos, de Movimentos ligados a Paróquia, Grupo de Escoteiros, Maturidade Ativa do Sesc, com apoio de equipe do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, entre outros grupos, se empenharam em fazer os tapetes.

A Primeira Missa diferentemente de outros anos, foi celebrada às 10h no centro da Praça Getúlio Vargas, com a presença de centenas de fiéis. No final do dia, às 18h, houve a segunda Missa celebrando o Corpus Christi na igreja São Domingos, na subida do Morro do Farol, porém não sendo realizada procissão.

 

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados