Tentativa de estupro no Parque da Guarita reacende alerta sobre segurança do local turístico torrense

Vereadora Carla Daitx defendeu ações de proteção a mulher e alertou sobre problema – abordado também por outros vereadores

13 de dezembro de 2025

Na semana passada, uma mulher moradora de Torres, postou em sua própria rede social um desabafo após ter escapado, por pouco, de ser estuprada quando passeava no Parque da Guarita. Ela só escapou de uma violência maior porque aplicou golpes de defesa pessoal (os quais aprendeu com escolas da modalidade), quando se livrou do agressor e acabou conseguindo alertar transeuntes, ocasião em que o bandido acabou fugindo .

De

Anúncio 1

O caso foi um dos temas abordados em tribuna na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Torres de segunda-feira (8 de dezembro). A primeira colocação foi apresentada pela vereadora Carla Daitx (PP). Após narrar o evento dramático, a vereadora alertou que o acontecimento representa, além da violência contra a mulher,  demonstração da vulnerabilidade da segurança do local, um espaço visitado por vários segmentos do turismo e muito frequentando. E lembrou que a municipalidade possui recursos auferidos diretamente do movimento do parque (como a cobrança pela entrada de veículos) e que, consequentemente, tem recursos disponíveis para agir no sentido de combater a falta de segurança do local.

 

Anúncio Slider Meio

O vereador Luciano Raupp (PSDB) sugeriu que a Brigada Militar (BM) também faça rondas mais rotineiras no parque, embora tenha elogiado a atuação da BM local (sendo que a corporação, inclusive, anunciou aumento da vigilância no Parque da Guarita após o ocorrido)

FOTO – Vereadora Carla Daitx

 

Cercamento eletrônico também no Parque da Guarita

O vereador Rafael Silveira (PSDB) foi outro que se mostrou atento à intranquilidade no Parque da Guarita e sugeriu cercamento eletrônico do espaço. Ele também salientou que o espaço de visitação turística possui receita adicional cobrada na portaria e que, por isso, teria condição de proporcionar maior aporte na segurança local (dentro dos custos de operação do espaço)

 

 Outras faltas acerca do início da temporada

Na mesma sessão alguns vereadores se manifestaram sobre providências que já deveriam ter sido tomadas pela administração municipal de Torres, referente ao iminente início da alta temporada de veraneio e turismo de verão. A falta de lixeiras aos usuários da orla foi uma delas – bem como o consequente acúmulo de lixo solto na praia.

As pequenas lixeiras (diante do alto volume de lixo) junto ao calçadão foram outra reclamação, com a ideia de instalação de grandes containers na região (já solicitada também por organizações locais, como o Praia Limpa Torres) aparecendo nos pronunciamentos.

 

 

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados