Na quinta-feira, dia 17 de outubro, foi realizado em Torres o 6º Encontro Municipal da Pessoa Idosa. A edição reuniu na 250 participantes reunidos no teatro da na Casa da Terra, e faz parte da programação da 7ª Mostra de Artes, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social da prefeitura.
A abertura oficial foi realizada com o prefeito Carlos Souza, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neusa Carlo e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ingrid Emmer. Na fala do prefeito ele comemorou a importância do idoso dada pela sociedade. Por isso várias demandas são atendidas para melhorar a qualidade de vida da terceira idade, acha Carlos Souza.
Lançamento de livreto foi ponto alto
Na pratica, o evento apresenta trabalhos de várias espécies de arte, feitos durante o ano nas várias ações realizadas dentro de projetos das ações sociais públicas de Torres. Os grupos de idosos trabalham para a mostra como forma de integrar a arte na rotina de seu dia a dia e o resultado é exposto na mostra, já há alguns anos.
O Livreto também estará sendo vendido na Feira do Livro de Torres, que inicia na quarta-feira (23) desta semana.
A programação integrou os participantes. Durante todo o tempo o clima foi festivo e lúdico, enquanto ocorriam as apresentações culturais. O ponto alto foi o lançamento do livreto “Era uma Vez Anos 40, 50 e 60”, produzido totalmente por escritores de Torres participantes das atividades da 3ª Idade. Em outras apresentações e palestras, os idosos cantaram, dançaram, se divertiram aprendendo sobre a longevidade.
Várias organizações da cidade envolvidas
Participaram do evento os idosos dos três grupos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Grupo Dunas, Bem Viver, Navegar), as instituições de acolhimento aos idosos do município, como o Lar Nossa Senhora dos Navegantes, o Grupo Harmonia, o Guarita Câmbio, a Maturidade Ativa do Sesc, a Associação dos Idosos, integrantes do Programa Frentes de Trabalho e representantes do CRAS de Três Cachoeiras.
A apresentação de palestras motivacionais como a “Viva Mais, Viva Melhor” com o palestrante, musicoterapeuta e coach, Marcelo Seffin e com a diretora teatral e atriz Duda Seffin. Na atividade, o palestrante passou várias mensagens para o público. A mais importante foi de manterem um convívio social e a de que a verdadeira felicidade está em pequenas coisas.
As músicas apresentadas levaram os idosos a interagirem bastante, principalmente com a apresentação do “Roberto Carlos”.