Tilápias em excesso na Lagoa do Violão serão “pescadas” caso estejam boa para consumo

Conselho do Meio Ambiente de Torres autorizou verba para pesquisar qualidade da carne dos peixes locais

Na imagem, a mortandade incomum de tilápias em julho do ano passado, que teria se ocorrido devido a baixa temperatura das águas e ao grande cardume no local. (Foto por San Lopez)
27 de janeiro de 2020

 

Na última semana, durante a reunião mensal do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Torres (Commam), foi aprovada a utilização de recursos Fundo Municipal do Meio Ambiente para que a Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Torres realize uma análise do estado sanitário da carne das Tilápias que existem na Lagoa do Violão para a verificação se as mesmas estão aptas para consumo humano.

O trabalho será feito para diminuir a população desta espécie de peixe na Lagoa torrense, já que está havendo uma multiplicação exagerada, quando ao mesmo tempo a Lagoa não possui ambiente (água e oxigênio) para manter a quantidade atual de Tilápias. Aí ocorrem situações como a retratada nesta foto – de julho do ano passado – em que dezenas destes peixes apareceram mortos na lagoa central de Torres.

Um dos conselheiros do Commam (representante do Sindicato de Pecadores de Torres) utilizou a palavra na mesma reunião para reclamar, também, que a população excedente de Tilápias já estaria se alimentando de ovos de Tainha no Rio Mampituba, quando o fluxo da água está favorável para que peixes da lagoa migrem para o rio. O fato poderia também prejudicar a safra de Tainhas do outono vindouro.

 

Para consumo ou para ração

 

A análise da carne dos peixes feita por amostragem dará o norte das intervenções ambientais que a secretaria da Agricultura e Pesca da prefeitura irá tomar.  Se a análise der positiva (peixes saudáveis para consumo), as Tilápias serão pescadas e encaminhadas para consumo, ainda não se sabe de que forma. Mas se as Tilápias estiverem com certa contaminação e que, consequentemente sejam incluídas na categoria de inapropriadas para consumo nas leis sanitárias, as mesmas serão também capturadas, mas para serem encaminhadas para a fabricação de ração animal.

Se não há o controle do excesso, as Tilápias acabam morrendo, como já tem acontecido nos últimos tempos na Lagoa do Violão. Foi este fato, inclusive, que ocasionou a proposta de ações das autoridades.

 

Política Pública com protocolo sistêmico

 

Um programa Municipal de controle da população de Tilápias na Lagoa do Violão será criado a seguir. Ou seja, sistematicamente, será feita a captura das tilápias adultas e encaminhadas para consumo humano ou animal. É que a espécie é naturalmente geradora de populações acima da media, quando encontra em ambientes saudáveis para a sua sobrevida (o caso da nossa Lagoa do Violão).

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados