Times de futebol do Rio Grande do Sul chamam atenção com conteúdo na internet para os torcedores

A ideia de usar a internet como ferramenta de proximidade entre o clube e os torcedores é algo que vem crescendo no futebol brasileiro. Entretanto, poucos times da elite conseguem desenvolver um conteúdo criativo e diferenciado.

Estádio Beira Rio (Fonte: Unsplash)
3 de maio de 2021

O Grêmio e o Internacional são dois dos maiores times de futebol nacional na atualidade, e não apenas pelos bons resultados nos gramados. Essas duas equipes gaúchas também chamam atenção pelas iniciativas que possuem com os torcedores, principalmente na forma de conteúdo digital. Enquanto o Colorado aposta no canal que possui no YouTube, os torcedores do Tricolor possuem uma plataforma própria de streaming com diversos conteúdos voltados para os amantes do esporte.

A ideia de usar a internet como ferramenta de proximidade entre o clube e os torcedores é algo que vem crescendo no futebol brasileiro. Entretanto, poucos times da elite conseguem desenvolver um conteúdo criativo e diferenciado. É o caso do Internacional, que conta com quase 300 mil seguidores no canal do YouTube. A equipe colorada costuma publicar vídeos das partidas, dos bastidores e até mesmo das entrevistas coletivas. São conteúdos variados para um canal que foi criado em 2007, mas que só ganhou estrutura nos últimos três anos.

Enquanto isso, o Grêmio está apostando em um projeto mais audacioso. No início deste ano, a equipe tricolor anunciou a GrêmioTV, que é uma plataforma de streaming com mais de 5 mil conteúdos focados em futebol e no time gaúcho. São filmes, documentários e entrevistas especiais que contam um pouco da história do futebol no Rio Grande do Sul. O serviço de streaming é gratuito, e surgiu de uma parceria do Grêmio com a empresa Container Media, que cuida de toda a estrutura da plataforma.

O uso da internet pelos clubes de futebol se transformou em algo fundamental, e não apenas para se aproximar dos torcedores. As novas tecnologias podem também servir como ferramenta essencial na busca por patrocinadores e investidores. No ranking digital organizado pela Ibope Repucom, por exemplo, as duas maiores equipes do Rio Grande do Sul somam mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais. São muitos torcedores em plataformas como o Twitter, o Instagram e também o Facebook. Números que chamam a atenção de várias empresas que buscam um local com grande alcance para divulgação.

Outros impactos no esporte

 

As equipes de futebol não são as únicas que estão usando a internet como ferramenta útil. Recentemente, como mostramos em reportagem aqui no jornal A FOLHA, a Associação Torrense de Handebol (ATHB) criou o projeto “Somos Todos Hand Torres”. A ideia nasceu em março deste ano e serviu para que a equipe torrense de handebol pudesse realizar treinos online. Por meio do Skype, que é uma plataforma de comunicação de vídeo, o preparador físico do time organizou um treino com as jogadoras de Torres.

Outra modalidade que ganhou mais espaço com o mundo digital foi o basquete. Desde 2014, a Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o torneio Novo Basquete Brasil (NBB), utiliza o streaming ao vivo no Facebook na busca por mais audiência. Foram mais de 40 jogos transmitidos até hoje, e com uma média de 44 mil visualizações por jogo. Um número expressivo para um país que consome muito mais futebol.

Segundo o próprio Facebook, alguns jogos do NBB conseguiram bater recordes de visualizações na plataforma de streaming. A partida entre o Flamengo e o EC Pinheiros, disputada em 2018, por exemplo, registrou mais de 200 mil visualizações de torcedores. Isso abriu portas para novos patrocinadores, além de chamar a atenção de grandes canais de televisão, como a Band e a Globo, interessadas em comprar os direitos de transmissão do torneio.

Entretenimento e a internet

 

A grande presença de equipes esportivas na internet não pode ser vista como uma surpresa. Na verdade, as ferramentas digitais ganharam muito espaço no entretenimento e reinventaram a forma com que as pessoas se divertem atualmente. Uma reportagem do portal Omelete dá o exemplo do impacto causado pelas plataformas de streamings de filmes. Com catálogos cheios de conteúdos, e produções inéditas, as pessoas começaram a trocar o cinema por esses serviços que são acessados em casa. Algo parecido aconteceu também com os sites de jogos de apostas. Na lista de melhores cassinos online da VegasSlotsOnline, é possível perceber que a interatividade da versão digital dos jogos de apostas, desde o pôquer até as caça-niqueis, fazem com que esses cassinos sejam mais dinâmicos e atrativos. É uma experiência que pode substituir as casas de apostas tradicionais, que fazem sucesso nos Estados Unidos e na Europa.

Entre essas e outras formas de entretenimento digital, também é possível incluir as transmissões de eventos esportivos. Afinal, o esporte pode ser uma profissão para quem joga, mas é uma diversão para quem assiste e acompanha de perto. Ou seja, a internet se transformou em um meio para que mais pessoas possam assistir, por exemplo, um clássico do futebol entre Grêmio e Internacional.

As novas tecnologias causam impactos em diferentes setores, e o esporte gaúcho está dentro dessa revolução tecnológica. As duas maiores equipes de futebol do Rio Grande do Sul, e que também se destacam no Brasil, são referências no uso de ferramentas digitais, seja com um canal no YouTube ou com uma plataforma de streaming.


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados