Todas as praias do Litoral Norte voltam a ser consideradas próprias para banho, conforme Fepam

Quinto boletim de Balneabilidade divulgado pelo governo do Estado apresenta 89 pontos próprios para banho no RS. Capão da Canoa - que semana passada tinha 5 pontos impróprios - voltou a ser considerada 100% própria

Balneabilidade na Praia da Cal, em Torres - Foto: Alina Souza
9 de janeiro de 2026

O governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), divulgou, nesta sexta-feira (9/1), o quinto boletim do Programa Balneabilidade da temporada 2025/2026. Os dados são referentes às coletas de águas realizadas entre os dias 5 e 6 de janeiro de 2026. De acordo com o relatório, dos 96 pontos monitorados em todo o Rio Grande do Sul, sete estão impróprios para banho.

Nesta semana, todos os pontos analisados em praias do Litoral Norte voltaram a ser considerados próprios para banho.

Anúncio 1

Além das coletas, semana foi de fiscalizações

Após o quarto boletim do Programa Balneabilidade, divulgado em 2 de janeiro, apontar cinco pontos de água imprópria para banho no Litoral Norte (todos em Capão da Canoa), uma equipe de técnicos do Departamento de Fiscalização da Fepam realizou uma ação de coleta e verificação em sete pontos nas proximidades dos locais em questão — cinco em Capão da Canoa, um em Arroio do Sal, e um em Xangri-lá.

Anúncio Slider Meio

Foram recolhidas amostras de água de saídas de redes de drenagem pluvial direcionadas para faixa de praia, a fim de identificar possíveis contaminações por esgoto sanitário a partir de lançamentos irregulares — sem tratamento adequado — nas galerias.

Caso sejam confirmadas as contaminações, as prefeituras locais serão acionadas para esclarecimentos sobre a rede de coleta de esgotamento sanitário.

Os resultados são divulgados semanalmente até 27 de fevereiro, sempre às sextas-feiras, por meio do site, redes sociais e placas informativas instaladas nos próprios locais.

 

Locais impróprios nesta semana

Entre os locais identificados como impróprios no Boletim 5, está a Lagoa Peixoto, em Osório, que apresentou alto índice de cianobactérias (116.576 células/ml — o limite é 50 mil). Isso indica que os organismos presentes neste ponto (Microcystis sp. e Dolichospermum sp.) são potenciais produtores de microcistinas, substâncias que podem causar intoxicações agudas ou crônicas em caso de exposição à água.

 

Cerrito — Balneário Cerrito – Rio Piratini

Osório — Lagoa do Peixoto

Pedro Osório — Balneário Pedro Osório – Rio Piratini

Pelotas — Totó

Pelotas — Valverde – Av. Sen. Joaquim A. Assumpção

Pelotas — Valverde – Trapiche

Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados