Torres deve ter campanha permanente para o descarte adequado de bitucas de cigarro

Em parceria, Prefeitura e Corpo de Bombeiros unem-se aos estudantes da rede pública para promover campanha e espalhar novas bituqueiras pela cidade - seguindo os passos de projeto 'Bituca Zero' iniciado pelo Praia Limpa Torres

13 de novembro de 2019

Em breve, locais públicos de Torres com maior concentração de pessoas deverão contar com bituqueiras de PVC customizadas – feitas por estudantes do 8º e 9º anos da rede pública. A ação resulta da parceria do Corpo de Bombeiros de Torres com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo. Antes da distribuição do material pela cidade, os estudantes participaram na manhã da última sexta-feira, 8 de novembro, do Seminário “Bituqueiras de Fogos” na Casa da Terra.

No Seminário, os estudantes receberam as boas-vindas da diretora pedagógica, Jocélia Espíndola. O evento foi dividido em duas partes. Inicialmente, o tenente Fabrício de Freitas de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros de Torres abordou os malefícios do cigarro, apresentando vídeos sobre o tema. Em seguida, o sargento Jeferson França tratou da questão ambiental, abordando inclusive os prejuízos da cultura do fumo no solo e ar.

 

O projeto

 

O projeto iniciou já há alguns meses. Contou com a orientação técnica do Corpo de Bombeiros e a participação das professoras da disciplina de Artes para motivar a customização das bituqueiras. Os canos de PVC foram adquiridos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo através de uma medida compensatória ambiental.

Participaram do processo, os alunos do 8º e 9º anos das escolas da rede municipal e estadual. Destes trabalhos, a decoração de bituqueiras de três escolas municipais serão adotadas na campanha permanente: Alcino Pedro Rodrigues, Manoel Oliveira Carneiro e Zona Sul. Cerca de 70 bituqueiras vão ser distribuídas na área urbana e rural de Torres.

 

Seguindo os passos do ‘Bituca Zero’.

FOTO: A artista plástica Flávia Chaves e a obra ‘Zé Bituca’ na Prainha de Torres

Este projeto – parceria entre Prefeitura de Torres e Corpo de Bombeiro, que promete ser uma campanha permanente pelo descarte consciente de cigarros já fumados –  segue os passos do projeto ‘Bituca Zero’ já há alguns anos empreendido pelo Praia Limpa Torres. Desde 2016, a ação a partir do Bituca Zero já recolheu dezenas de milhares de baganas de cigarro em Torres – a partir de bituqueiras (inicialmente feitas de garrafas PET, e depois com canos de PVC) espalhadas em pontos turísticos da cidade e no Calçadão.

Vinculado ao Projeto do Praia Limpa, em 2017 surgiu o Zé Bituca, obra de arte concebida pela Artista Plástica Flávia Chaves. Trata-se de uma escultura, um dorso humano feito a partir de centenas de bitucas de cigarro recolhidas no gramado da própria Prainha.

 

*Com Prefeitura de Torres


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados