No dia 28 de maio, fomos surpreendidos com a notícia de que Torres (RS) e suas belezas naturais foram utilizadas para alavancar a campanha publicitária de uma famosa marca internacional. A marca de artigos e roupas esportivas The North Face, em uma estratégia de marketing com a agência de publicidade Leo Burnett, elegeu o Parque Estadual da Guarita e o Farol dos Molhes em Torres, além do Cuillin, na Escócia, e o Huayna Picchu, no Peru, para compor uma série de fotografias publicitárias de atletas usando roupas marca nesses locais, promovendo assim a The North Face e o estilo de vida de seus consumidores em paisagens paradisíacas pelo mundo.
A The North Face queria ter seu nome vinculado no topo dos resultados de busca de pesquisa de imagens do Google, quando fossem realizadas pesquisas a respeito desses locais em Torres (RS) e em pontos turísticos de outros países países, na famosa enciclopédia online, a Wikipedia, sem fazer grande alarde aos editores voluntários da plataforma e a fim de poder manter as imagens da marca ancorada por mais tempo nas buscas.
Assim que a ação da empresa foi apresentada à AdAge os moderadores da Wikipedia removeram as fotos da North Face, pois de acordo com as regras da plataforma a empresa violou os termos do usuário do site.
Fabricio Luzzi, CEO da The North Face Brazil, em comunicado publicado no artigo do site Adage, diz que a Missão da The North Face é expandir suas fronteiras para que seus consumidores possam superar seus limites. Ele diz, ainda, que com o projeto”Top of Images”, foi possível alcançar posicionamento da empresa e colocar seus produtos de forma totalmente contextualizada como itens que andam de mãos dadas com esses destinos.
Para acessar o vídeo com a campanha promocional da Noth Face, acesse este link