A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (13/1), mais um boletim do programa Balneabilidade da temporada 2022/2023. As análises desta semana não registraram alteração com relação à anterior. Dessa forma, do total de 90 pontos monitorados em 43 municípios do RS, 88 estão balneáveis e os veranistas podem entrar na água sem problemas – incluindo Torres e todo o Litoral Norte. Mantêm-se apenas 2 pontos impróprios no Rio Grande do Sul, ambos em águas internas: um em São Jerônimo (Praia do Encontro – Rio Jacuí) e Tapes (Balneário Rebelo – Laguna dos Patos)
O Balneabilidade integra o projeto RS Verão Total do governo do Estado. Os dados das análises das águas serão divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam, até 24 de fevereiro de 2023.
Praias de SC tem leve melhora, mas quase 50% dos pontos estão impróprios
Além disso, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o oitavo relatório de balneabilidade neste 13 de janeiro. Segundo a nova pesquisa, dos 237 pontos analisados, 121 estão próprios para banho no Estado, o que representa 51,05% e mostra pequena melhora dos resultados em relação ao monitoramento da semana anterior, que apontava 47,68% de pontos em condições próprias para mergulho.
No Passo de Torres, o ponto de medição da praia mais central (na altura da rua 20 de Maio, próximo aos Molhes) voltou a apresentar condições próprias para o banho, saindo da condição de imprópria na qual se encontrava nos últimos boletins. Já o Braço Morto do Rio Mampiituba (próximo a ponte) segue impróprio para o banho. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados pelo IMA, 41 estão adequados para os banhistas, o que representa 47,13%.
Recomendações da FEPAM RS aos veranistas
>>Entre na água apenas em local com condição própria para o banho.
>>Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas ou em períodos de cheia dos rios.
>>Não tome banho em locais com concentração de algas.