Torres e o Litoral Norte podem passar para a bandeira vermelha com piora de indicadores do Coronavírus

Aumento na ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) direcionados à Covid-19, que no Hospital de Torres chegou a ser de 100% - deixa região em alerta

Coronavirus Disease 2019 Graphic. (U.S. Air Force Graphic by Rosario "Charo" Gutierrez)
19 de junho de 2020

Conforme os últimos boletins epidemiológicos regionais emitidos pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (18ª CRS) na última semana, com aumento de casos confirmados de Covid-19 na região, registro de novo óbito pela doença em Três Cachoeiras e aumento na capacidade de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), deixa os 23 municípios que compõem a região 0405 do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do RS em alerta.

Os dados mais recentes, divulgados ontem, quinta-feira, 18 de junho, às 21h30min, pela 18ª CRS demonstram a velocidade com que as transmissões estão ocorrendo na região, em 24 horas, 44 novos casos confirmados, chegando ao total de 463 e o aumento crescente dos casos ativos da doença que passaram de 121 na última segunda-feira (15/06) para 193 ontem, quinta-feira (18/06).

O município de Osório passou a registrar 117 casos confirmados, seguida por Torres com 53. Na terceira e quarta posição de cidades com o maior número de casos estão Capão da Canoa com 49 e Três Cachoeiras com 40.

 

Alta ocupação dos leitos da UTI na região

 

Outro indicador preocupante é a lotação hospitalar na região. Atualmente são 45 leitos de UTIs no Litoral Norte, entre os hospitais de Capão da Canoa, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Torres. Dos 45 leitos, 87% estavam ocupados no dia de ontem.

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Torres, no final da manhã desta quinta (19) chegou a 100% de lotação dos leitos de UTIs – com cinco pacientes Covid-19, sendo um suspeito e quatro confirmados – além de cinco pacientes em tratamento de outras doenças (não havendo assim vagas nos 10 leitos da UTI de Torres). Também os hospitais de Osório e Tramandaí se encontram com alta ocupação de seus leitos, Osório conta com 70% da sua capacidade com cinco pacientes Covid-19 e dois não Covid. E Tramandaí está com 88% de ocupação, sendo seis pacientes Covid-19 e oito com outras doenças. O Hospital de Capão da Canoa tem 80% de ocupação, porém apenas um caso de Covid-19.

 


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados