Torres e outras cidades do litoral gaúcho mobilizam-se em ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios & Praias

Pelo menos 13 cidades foram mobilizadas, e toneladas de lixo foram recolhidas da orlaTradicional abraço solidário reuniu centenas de pessoas na Praia da Guarita, para a abertura do evento em Torres (Foto por Gustavo Selau)

25 de setembro de 2019

Na manhã do último dia 21 de setembro (sábado), ocorreu em Torres  – pelo sexto ano consecutivo –  uma ação de limpeza relativa ao Dia Mundial de Limpeza de Rios & Praias (DMLRP) “Clean Up The World”. O evento reuniu cerca de 300 voluntários, que inicialmente reuniram-se ao redor de um belo desenho – feito na areia pelo artista Paulo França – e realizaram um abraço simbólico em nome da preservação da natureza, ato que já se tornou tradicional deste evento na Guarita. Na sequência, os voluntários participaram de um mutirão de limpeza onde, em cerca de 45 minutos, recolheram quase 5 mil itens de ‘lixo’ das areias da Guarita, que totalizaram 223 quilos de resíduos. Os materiais mais encontrados nas areias da praia foram as bitucas de cigarro e pedaços de plástico, seguidos por materiais de pesca, canudos plásticos e tampas de garrafas.

“As bitucas de cigarro já ultrapassaram os resíduos plásticos em nossas praias. Foi o item mais coletado no evento deste sábado (21), com um total de 1.407 itens recolhidos só nesta ação da Praia da Guarita”, ressaltou Alexis Sanson, coordenador do Praia Limpa Torres e, pelo sexto ano consecutivo, responsável pela organização do evento no município. “O DMLRP já faz parte da cultura local de Torres como referência na preservação das suas belezas naturais (praias e oceanos), e ficamos felizes de ver que outras praias do Litoral Norte Gaúcho também estão realizando eventos do tipo”, concluiu Alexis, que afirma que o Litoral Gaúcho é referência na mobilização em prol da limpeza de praias no DMLRP.

Resultados Dia Mundial de Limpeza de Praias – Projeto Praia Limpa Torres. Praia da Guarita 21/09/2019.

 

Ação em outras praias do litoral gaúcho

 

De Quintão até Torres, centenas de voluntários mobilizaram-se no último sábado (21) para a limpeza de praias gaúchas.  Pelo menos 13 balneários da região foram mobilizados. Os maiores volumes foram recolhidos em Tramandaí (6,6 toneladas) e Imbé (3,3 toneladas) onde as atividades tiveram o apoio de caminhões e retroescavadeiras das prefeituras – mas também a participação de centenas de voluntários, incluindo o Grupo de Apoio Zona Sul (GAZS – Tramandaí), Greenpeace Litoral Norte e Ceclimar Ufrgs.

O DMLRP é um evento criado em 1986 pela ONG Ocean Conservancy, sendo uma das mais bem articuladas mobilizações de voluntários no planeta. Em 2019 cerca de 600 cidades estiveram envolvidos no Brasil e mais de 100 Países em todo mundo realizando ações de limpeza. Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, 80% do lixo que vai para o mar vem do continente – partindo principalmente da orla de praias e margens de rios.

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados