Torres é uma das 19 cidades gaúchas que podem ganhar sinal 5G a partir de agosto

A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora (Vivo, Claro, Tim e etc.)

28 de julho de 2023

A partir do dia 31 de julho de 2023, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e a ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais 102 municípios do Brasil, segundo deliberação ocorrida na quarta-feira, 26, em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Com a decisão, serão 1.712 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a 69,3% da população do Brasil.

No  Rio Grande do Sul, 19 cidades estão na lista da liberação da Anatel. Torres, Capão da Canoa, Imbé, Osório e Tramandaí estão nela. Isto significa que basta à prestadora de serviço de Celular adaptar suas antenas, que as cidades passam a conviver com sinal 5g, desde é claro que os telefones dos usuários individuais estejam construídos para receber este sinal, geralmente os aparelhos mais modernos.

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora (Vico, Claro, Tim e etc).

 

Interferência no sinal de antigas parabólicas para TV

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado ou pelo telefone 0800-729-2404.

 

 

 

 

 


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados